Morre David Gulpilil, ator pioneiro de A Longa Caminhada, aos 68 anos

Desde 2017, o astro indígena australiano David Gulpilil lutava contra um câncer de pulmão

Redação Publicado em 29/11/2021, às 10h37

None
David Gulpilil (Foto: Brendon Thorne/Getty Images)

Grande ator australiano, e importante marco do cinema mundial e da representação indígena nas telonas, David Gulpilil morreu aos 68 anos. O astro da etnia Yolngu participou do aclamado A Longa Caminhada (1971), além da série de filmes Crocodilo Dundee e mais.

Conforme explicou o site The Hollywood Reporter, David Gulpilil lutava contra um câncer de pulmão desde 2017 quando foi diagnosticado com a doença. A notícia da morte do astro foi confirmada em comunicado feito por Steven Marshall, primeiro-ministro da Austrália do Sul:

+++LEIA MAIS: Campus Party 2021: Conheça Ubiratã, jogo de RPG baseado na mitologia indígena

“É com profunda tristeza que compartilho com o povo da Austrália do Sul o falecimento de um artista icônico e único que moldou a história do cinema australiano e da representação aborígine na tela — David Gulpilil Ridjimiraril Dalaithngu,” disse o primeiro-ministro.

Além de ator, Gulpilil era dançarino, cantor e pintor, considerado um dos maiores artistas da Austrália. Ele participou de mais de 23 filmes e, inclusive, ganhou o Prêmio Cannes Un Certain Regard de Melhor Ator pelo papel do protagonista no aclamado drama O País de Charlie.

+++LEIA MAIS: Os 5 filmes brasileiros selecionados para o Festival de Cannes 2021 [LISTA]

Pioneiro: a carreira de David Gulpilil

Em 1969, as habilidades de dança tribal de David Gulpilil fez com que o cineasta britânico Nicolas Roeg escalasse o jovem de apenas 16 anos como protagonista do aclamado A Longa Caminhada, lançado em 1971.

Antes, conforme explica o The Hollywood Reporter, a representação de indígenas australianos na tela grande era virtualmente inexistente. Por isso, David Gulpilil é considerado um artista pioneiro para o cinema do país.

+++LEIA MAIS: Dia da Resistência Indígena: Conheça 5 nomes do rap indígena [LISTA]

A atuação, em diálogo com o carisma e a dança tornaram David Gulpilil um astro mundial. Em 1986, o ator estreou Crocodilo Dundee, primeiro de uma franquia de comédia ambientada no Outback australiano e na cidade de Nova York. A produção foi a segunda de maior bilheteria daquele ano, depois de Top Gun.

O astro também ganhou evidência em O Rastreador e no aclamado O País de Charlie — ambos do cineasta Rolf de Heer — e em diversas outras grandes produções.

+++LEIA MAIS: Disney vai alterar representação pejorativa de povos indígenas em atração dos parques