Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Jimmy Wang Yu, pioneiro das artes marciais no cinema, aos 79 anos

O ator Jimmy Wang Yu morreu de forma "pacífica" no dia 5 de abril de 2022, em Taiwan

Redação Publicado em 08/04/2022, às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimmy Wang Yu (Foto: Reprodução /IMDb)
Jimmy Wang Yu (Foto: Reprodução /IMDb)

Jimmy Wang Yu, pioneiro das artes marciais no cinema, morreu na última terça, 5, aos 79 anos de idade, em Taipei, Taiwan. O artista enfrentou uma batalha de seis anos contra uma doença crônica. (Via Omelete)

A morte "pacífica" foi confirmada pela filha do ator, roteirista, diretor e artista marcial, Linda Wong, nas redes sociais, de acordo com a Variety. Desde 2016, Yu frequentemente estava no hospital e chegou a sofrer dois derrames.

+++ LEIA MAIS: O Terno de Dois Bilhões de Dólares: 4 curiosidades sobre o filme; erro de gravação, papel para Winona Ryder e mais [LISTA]

Na vida pessoal, Yu foi alvo de polêmicas: se casou e se divorciou duas vezes, além de ter sido acusado de matar uma pessoa em Taiwan, em 1981.

Carreira de Jimmy Wang Yu

Yu acumulou quase 90 créditos de atuação ao longo da carreira, segundo informações do IMDb. O Espadachim de um Braço(1967) é um de seus grandes destaques, sendo o primeiro filme da história de Hong Kong a ultrapassar HK$ 1 milhão em bilheterias.

+++ LEIA MAIS:Além de O Medalhão: Os 3 piores e os 3 melhores filmes de Jackie Chan

Traficantes Audazes (1975), O Ataque do Dragão (1983), Missão na Ilha do Fogo(1990), Dragão (2011) são outros trabalhos notáveis do ator, que abriu o caminho para estrelas como Bruce Lee, Jet Li e Jackie Chan.