Morre Melvin Van Peebles, ícone do cinema negro, aos 89 anos

Diretor e ator de Sweet Sweetback's Baadasssss Song, Melvin Van Peebles morreu na última terça, 21 de setembro

Redação Publicado em 22/09/2021, às 19h37

None
Melvin Van Peebles (Foto: Brad Barket/Getty Images for Tribeca Film Festival)

Ícone do cinema negro, Melvin Van Peebles, diretor e ator de Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971), morreu na última terça, 21, aos 89 anos, em sua casa em Manhattan, EUA. A causa da morte não foi divulgada. 

Melvin era pai do ator e diretor Mario Van Peebles, e teve a morte confirmada pela The Criterion Collection e Janus Films, que publicaram comunicado em nome da família: “Em uma carreira incomparável caracterizada por inovação implacável, curiosidade ilimitada e empatia espiritual, Melvin Van Peebles deixou uma marca indelével no cenário cultural internacional por meio de seus filmes, romances, peças de teatro e música…” 

+++ LEIA MAIS: Spike Lee chama Bolsonaro de 'gângster' no Festival de Cannes

Ator, diretor, roteirista, dramaturgo e novelista, Melvin Van Peebles é considerado o padrinho do cinema negro moderno, e teve influência direta na formação de cineastas afro-americanos como Spike Lee e John Singleton

Sua grande obra-prima foi Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971). Van Peebles financiou e lançou o filme de forma independente. A produção se tornou muito inovadora para a época e contava a história de um ator pornô que, após atacar dois policiais racistas, precisa fugir das autoridades. 

+++ LEIA MAIS: 5 momentos marcantes da carreira de Spike Lee: do Oscar a entrevista com Racionais MC's

O filme arrecadou mais de US$ 10 milhões, tornando-o o longa-metragem independente de maior bilheteria da história na época.