Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Cinema / 12ª Mostra Tiradentes | SP

Mostra de Cinema de Tiradentes chega a São Paulo; confira programação

A 12ª Mostra Tiradentes | SP chega a São Paulo nesta quarta-feira, 13, com filmes que fizeram parte da programação do evento em Minas Gerais

Redação Publicado em 12/03/2024, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Eu Também Não Gozei' (Foto: Divulgação)
Cena de 'Eu Também Não Gozei' (Foto: Divulgação)

De 13 a 19 de março, a Mostra Tiradentes | SP volta a ocupar o Cinesesc em São Paulo. O público da capital paulista poderá conferir a exibição de 28 filmes, a maioria inéditos em São Paulo, e que fizeram parte da programação da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada em janeiro, em Tiradentes. A 12ª Mostra Tiradentes | SP será norteada pela temática “As formas do tempo”, abordada na edição mineira, dando sequência e ampliando a reflexão com discussões e novas perspectivas.

+++LEIA MAIS: Homenageada na Mostra de Tiradentes, Bárbara Colen exibe 'mineiridade' e paixão pelo cinema: 'O risco me estimula' [ENTREVISTA]

Entre os destaque da edição paulistana estão os seis premiados da edição mineira: Lista de Desejos para Superagüi (PR) (Melhor Longa da Mostra Aurora eleito pelo Júri Oficial), de Pedro Giongo, que será exibido na abertura do evento, no dia 13/03, às 20h; Aquele que Viu o Abismo (SP) (Prêmio Carlos Reichenbach - Mostra Olhos Livres, eleito pelo Júri Jovem), novo filme de Negro Léo e de Gregorio Gananian ; Maçãs no Escuro (SP) (Menção Honrosa da Mostra Aurora concedida pelo Júri Oficial), de Tiago A. Neves; Estranho Caminho (CE) (Melhor Longa da Mostra Autorias eleito pelo Júri da Crítica - Abraccine), de Guto Parente; As Primeiras (SP) (Melhor Longa eleito pelo Júri Popular), de Adriana Yañez; que retrata a vida de mulheres perto dos 60 anos vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, foram a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil; Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (RJ) (Melhor Curta da Mostra Foco eleito pelo Júri Oficial e vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas), de Allan Ribeiro; Aguyjevete Araxi’I (SP) (Prêmio Helena Ignez concedido pelo Júri Oficial), de Kerexu Martim; e Soneca e Jupa, de Rodrigo R. Meireles.  A maioria será exibido pela primeira vez em São Paulo.

Além dos vencedores, destaca-se a presença dos filmes paulistas Eu Também Não Gozei, de Ana Carolina MarinhoSofia Foi, de Pedro Geraldo; e O Tubérculo, de Lucas Camargode Barros e Nicolas Thomé Zetune. Na programação de curtas, destaque para O Materialismo Histórico da Flecha contra o Relógio, de Carlos Adriano.

A programação também traz 12 bate-papos com realizadores e um debate especial com produtores e cineastas paulistas com o tema “AS FORMAS DO TEMPO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: TRABALHO E CRIAÇÃO”.

A 27ª Mostra Tiradentes realizou a 2ª edição do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro. Os trabalhos realizados no Fórum resultaram na Carta de Tiradentes 2024, documento que reúne diretrizes e recomendações para a formulação de políticas públicas para o setor audiovisual e que foi encaminhado a jornalistas, autoridades do poder público e profissionais da área.  No dia 19 de março, terça-feira, às 10h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc – Sesc 14 Bis, a 12ª Mostra Tiradentes |SP irá apresentar esta publicação e a Carta de Tiradentes 2024 em encontro (café da manhã) com participação de profissionais do setor audiovisual e entidades de classe.