Mostra de Cinemas Africanos será online e gratuita pelo Sesc São Paulo; confira

Promovida pelo Sesc São Paulo, Mostra de Cinemas Africanos acontece em outubro e trará filmes inéditos de 16 países do continente africano

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 27/09/2021, às 19h06

None
Pôster da Mostra de Cinemas Africanos, no Sesc São Paulo (Foto: Jéssica Patrícia Soares)

O cinema africano ganhará uma mostra online e gratuita promovida pelo Sesc São Paulo, que acontecerá de 1º a 10 de outubro deste ano. Intitulada Mostra de Cinemas Africanos (MCA), o evento trará 30 longas e curtas contemporâneos, sendo a maioria inéditos no Brasil. 

Na Mostra, serão apresentados filmes de ficção e documentário de 16 países do continente africano, como África do Sul, Argélia, Egito, Madagascar, Marrocos, Nigéria, Senegal, Uganda e mais. 

+++ LEIA MAIS: Por que os Beatles foram banidos da África do Sul?

Entre os destaques, estão: o filme de abertura Juju Stories (2021), o road movie feminista da África do Sul Flatland(2019), Knuckle City (2019), Para Maria (2020), Edifício Gagarine (2020) e Você morrerá aos 20(2019). 

Com curadoria de Ana Camila Esteves (Brasil) e Beatriz Leal Riesco (Espanha), a Mostra tem como foco o cinema de gênero. "Em geral se vincula a ideia de cinema africano a filmes de arte ou político e sempre queremos quebrar esses estereótipos... Os gêneros cinematográficos africanos são comuns e bem particulares. Não seguem a lógica de Hollywood, por exemplo,” explicou Esteves.

+++ LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Da África aos EUA: Uma Jornada Gastronômica [LISTA]

Além disso, um curso gratuito ministrado pela pesquisadora Jusciele Oliveira sobre gêneros cinematográficos no audiovisual africano integrará a Mostra - e acontecerá nos dias 4, 5 e 7 de outubro, das 19h às 21h, de modo online. 

As exibições acontecem na plataforma Sesc Digital durante toda a semana do festival. 

+++ LEIA MAIS: Black Is King: Álbum visual de Beyoncé é uma lição decolonial sobre as diferentes Áfricas: 'Dá espaço para culturas fora da compreensão dominante'

 

Serviço

Mostra de Cinemas Africanos (MCA)

  • Quando? 1º a 10 de outubro de 2021
  • Onde? Plataforma Sesc Digital: sescsp.org.br/cinemasafricanos
  • Custo? Gratuito