Mostra Internacional de Cinema de SP: 10 filmes imperdíveis para assistir [LISTA]

A 45ª edição da Mostra acontece de 20 de outubro a 3 de novembro de 2021 — com formato híbrido, mesclando exibições virtuais e presenciais

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/10/2021, às 16h00 - Atualizado em 19/10/2021, às 16h57

None
Noite Passada em Soho, A Crônica Francesa e Annette (Fotos: Divulgação)

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um dos eventos mais aguardados do ano pelos amantes da sétima arte. A 45ª edição do festival tem abertura em 20 de outubro e acontece até 3 de novembro de 2021 — com formato híbrido, mesclando exibições virtuais e presenciais. 

15 espaços espalhados em São Paulo foram selecionados para exibir os filmes presencialmente, porém, contam com todas as medidas de segurança, como ocupação de 50% das salas, distanciamento social e exigência do comprovante de vacinação na entrada das sessões.

+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes a ganharem a Palma de Ouro, prêmio principal no festival de Cannes [LISTA]

Nesta edição, a Mostra apresenta 264 títulos de mais 50 países — e traz uma seleção fortíssima de filmes premiados no Festival de Cannes, Festival de Cinema de Berlim e que estão sendo aguardados pelo público há um bom tempo. 

Pensando nisso, confira 10 filmes imperdíveis que serão exibidos (virtual ou presencialmente) na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

+++ LEIA MAIS: Noite Passada em Soho: Anya Taylor-Joy e Thomasin McKenzie embarcam em viagem alucinante para Londres dos anos 1960 em trailer do filme; assista


A Crônica Francesa (2021) 

A Crônica Francesa, ou The French Dispatch, tornou-se um dos filmes mais aguardados do ano. Dirigido por Wes Anderson, a produção conta com um elenco de peso, como Timothée Chalamet, Frances McDormand, Tilda Swinton, Bill Murray e mais. 

Descrito como "uma carta de amor aos jornalistas ambientada em um escritório de um jornal americano em uma cidade francesa fictícia do Século XX,” o filme estreou no Festival de Cannes, e, agora, será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em sessões presenciais. 

+++ LEIA MAIS: 5 motivos que tornam os filmes de Wes Anderson únicos [LISTA]


Lamb (2021) 

Com direção de Valdimar Jóhannsson, Lambé o novo longa-metragem de terror da produtora A24e conta com Noomi Rapace, Hilmir Snaer Gu∂nason e Björn Hlynur Haraldsson no elenco. 

O filme estreou em Cannes, e conta a bizarra história de um casal sem filhos em uma Islândia rural que encontra um bebê metade humano, metade carneiro, abandonado em um celeiro.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Lamb, novo terror da A24: trailer, sinopse e mais [LISTA]


Noite Passada em Soho (2021) 

Grande surpresa da Mostra Internacional,Noite Passada em Soho (2021) acompanha a espirante a estilista Eloise (Thomasin McKenzie). A jovem pode se transportar para Londres na década de 1960 e, assim, vê sua vida se misturar com a de Sandy (Anya Taylor-Joy), uma aspirante a cantora. 

É o primeiro filme de terror psicológico de Edgar Wright — e promete ser uma louca viagem entre realidade e alucinação cercada por cenários neons e espelhos.

+++ LEIA MAIS: Noite Passada em Soho: trailer, estreia, elenco e tudo o que sabemos sobre filme de Edgar Wright com Anya Taylor-Joy e Thomasin McKenzie [LISTA]


Annette (2021) 

Produzido pelo Amazon Studios, Annetteé um drama musical dirigido por Leos Carax e protagonizado por Adam Driver e Marion Cotillard - o qual venceu o troféu de Melhor Direção em Cannes

O filme acompanha os conflitos da vida de Henry, comediante de stand-up. Em paralelo, foca no relacionamento amoroso dele com Ann, cantora mundialmente famosa. No entanto, com o nascimento da filha, Annette, a vida do casal muda completamente — e para sempre.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre musical com Adam Driver, Annette: trailer, sinopse e mais [LISTA]


Bergman Island (2021) 

Estrelado por Vicky Krieps, Tim Roth e Mia Wasikowska, Bergman Island (2021), retrata um casal que viaja até uma ilha para escreverem roteiros em um ato de peregrinação para o local que inspirou o diretor sueco Ingmar Bergman. Com o passar do tempo, ficção e realidade se misturam. O longa terá exibição online pela Mostra Play. 


Titane (2021) 

Titane (2021) foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2021. No filme de Julia Ducournau, vemos um violento acidente de carro que deixou diversas sequelas, como uma criança que carrega uma placa de titânio no crânio; uma mulher com atração sexual por carros e mais.

+++ LEIA MAIS: Cannes: os 10 filmes mais incríveis que já participaram do festival


O Marinheiro das Montanhas (2021) 

Dirigido por Karim Aïnouz, O Marinheiro das Montanhas(2021) é descrito como um diário do cineasta, no qual acompanhamos a primeira viagem de Aïnouz à Argélia, país em que seu pai nasceu. O filme fará parte da Mostra Brasil.


Memoria (2021) 

Vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, Memoria (2021) retrata uma mulher que viaja pela América do Sul enquanto tenta resolver um misterioso som que a cerca. O filme é dirigido pelo tailandês Apichatpong Weerasethakul e tem Tilda Swinton como protagonista.

+++ LEIA MAIS: Os 5 filmes brasileiros selecionados para o Festival de Cannes 2021 [LISTA]


Ahed's Knee (2021) 

Outro vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, Ahed's Knee (2021) conta a história de um cineasta israelense que se joga em meio a duas batalhas condenadas ao fracasso: uma contra a morte da liberdade, outra contra a morte de uma mãe.


Medusa (2021) 

Medusa (2021) é um longa-metragem carioca de Anita Rocha da Silveira com Mari Oliveira, Bruna Linzmeyer, Lara Tremouroux e mais no elenco. O filme é inspirado no mito grego da medusa e retrata a opressão vivida pela brasileira Mariana, de 21 anos, quem está cansada da pressão social imposta às mulheres em relação à perfeição.

+++ LEIA MAIS: Elenco de Medusa denuncia crise de saúde no Brasil em Festival de Cannes