Netflix: Ada Maris denuncia papel ‘ofensivo e estereotipado’ de latina em nova série

Atriz Ada Maris repreendeu a Netflix por representação estereotipada da comunidade latina em comédia estrelada por Neil Patrick Harris

Beatriz Bim (sob supervisão de Itaici Brunetti) Publicado em 15/11/2021, às 18h30

None
Ada Maris (Foto: Reprodução / Variety)

A nova série de comédia da Netflix estrelada por Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother), Uncoupled, não contará mais com personagem latina. A mudança ocorreu após críticas da atriz Ada Maris (Nurses), quem teria uma pequena participação como a governanta Carmen.

Em declarações à Variety, Maris relatou: “Quando abri [o roteiro] e vi como não era engraçado - era doloroso e depreciativo - fiquei chocada porque entrei esperando algo muito diferente, dada a forma como as coisas são hoje em dia e o progresso que tivemos.”

+++LEIA MAIS: Neil Patrick Harris ficou muito surpreso com filmagens de Matrix 4

Segundo a publicação, a personagem é apresentada como “quase histérica ao telefone” e fala inglês com uma pronúncia ruim quando pensa que um roubo aconteceu: “Senhor, acabei de chegar e eles te roubaram! Roubaram você! Não sei como eles entraram.”

Indignada com a representação da governanta latina, Maris escreveu uma carta aberta, compartilhada com a Variety, ao criador do programa Darren Star (Sex And The City) e ao ator principal e produtor executivo Neil Patrick Harris. Nela, Ada instigou-os a serem mais sensíveis ao representarem comunidades marginalizadas, e afirmou ficar surpresa com o fato de Star e Harris, apesar de pertencerem à comunidade LGBTQ+, reproduzirem esses estigmas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Neil Patrick Harris (@nph)

+++LEIA MAIS: Neil Patrick Harris torcia por namoro de Barney e Robin em How I Met Your Mother

Maris decidiu pronunciar-se após assistir ao documentário Rita Moreno: Just a Girl Who Decided To Go For It(2021), sobre a lendária atriz, defensora da justiça social e amiga querida de Ada.

"Estou farta! Se não dizer nada agora, quando vou dizer algo? Quero que [os roteiristas] pensem na próxima vez que escreverem um personagem como esse. Falo pelos atores mais jovens, para eles não enfrentarem isso como a minha geração," disse Maris.

Após a denúncia, um comunicado oficial da Netflix confirmou a remoção do personagem: “Lamentamos pela Sra. Maris ter uma experiência negativa e esse personagem não aparecerá na série.” Harris não estava envolvido na escrita do episódio ou na escalação do papel de Carmen.