O dia em que Beyoncé estreou nos cinemas com Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro [FLASHBACK]

Além de ser uma cantora e compositora icônica, Beyoncé tem carreira nos cinemas — e tudo começou com o filme Austin Powers

Redação Publicado em 26/07/2021, às 16h04

None
Beyoncé e Mike Myers no filme Austin Powers em (Foto: Divulgação/ Metropolitan FilmExport)

Não resta dúvida de que Beyoncé é icônica. A artista tem hits inesquecíveis, como "Crazy in Love" e "Formation", e inspira diversos outros músicos ao redor do mundo. Com 28 Grammys, a cantora também se tornou a mulher que mais levou a premiação na história — a carreira de Queen Bey, contudo, não se resume às canções.

Além de ter o nome cravado nas paradas e premiações musicais, Beyoncé participou de produções cinematográficas de sucesso. Apesar de trabalhar no filme televisivo Carmen: A Hip Hopera em 2001, a estreia da artista nos cinemas foi em Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro, terceiro filme da saga, lançado em julho 2002.

+++LEIA MAIS: Beyoncé no próximo Velozes e Furiosos? Nathalie Emmanuel responde

A obra de comédia e ação foi dirigida por Jay Roach, e acompanha o hilário espião Austin Powers, um agente secreto cujo pai, Nigel Powers, é sequestrado e levado ao ano 1975 a mando de seu arqui-inimigo, Dr. Evil — e todos os personagens são interpretados pelo mesmo ator: Mike Myers.

Beyoncé faz o papel de Foxxy Cleopatra, uma agende do FBI da década de 1970 que, ao lado de Austin Powers, ajuda a combater Dr. Evil. O papel marcante é considerado extremamente importante para a trama, a recebeu diversos elogios da crítica.

+++LEIA MAIS: Beyoncé é a maior artista do nosso tempo

A personagem é uma paródia de dois outros papéis em Blaxploitation, e tem o estilo de roupas e o cabelo black power inspirado na era disco. Marcante, Foxxy Cleopatra certamente foi um dos motivos para o sucesso do filme. Beyoncé, contudo, não foi a única estrela a participar da produção: Britney Spears estreou uma batalha de dança hilária com o protagonista nos créditos iniciais do filme.

Com quase US$ 300 mil arrecadados em bilheteria, Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro foi considerado um grande sucesso nos cinemas norte-americanos — e rendeu a Beyoncé nomeações a alguns prêmios pela atuação.

+++ LISTA: 7 motivos que comprovam que Beyoncé é realmente a 'dona do mundo' [LISTA]

Reconhecimento de Beyoncé como Foxxy Cleopatra

Como Foxxy Cleopatra, Beyoncé recebeu a indicação ao Kid’s Choice Awards de Favorite Female Butt Kicker, assim como Melhor Revelação no MTV Movie Award e Melhor Performance Revelação Feminina no Teen Choice Awards.

Pela faixa "Work It Out", escrita para a trilha sonora do filme, Queen Bey foi indicada a melhor música no Black Reel Award. A canção entrou no álbum Dangerously in Love e alcançou a 11ª posição no ranking da Billboard de Dance Club Songs.

+++LEIA MAIS: Black Is King: Álbum visual de Beyoncé é uma lição decolonial sobre as diferentes Áfricas: 'Dá espaço para culturas fora da compreensão dominante'


+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!