Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oppenheimer tem um 'final complicado' e parecido com A Origem, diz Nolan

Segundo Christopher Nolan, Oppenheimer conta com 'perguntas difíceis, e é isso que torna a história tão atraente'

Redação Publicado em 26/06/2023, às 10h02 - Atualizado em 12/07/2023, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cillian Murphy em Oppenheimer (Foto: Divulgação/Universal Studios)
Cillian Murphy em Oppenheimer (Foto: Divulgação/Universal Studios)

Há pouco menos de um mês da estreia oficial de Oppenheimer nos cinemas pelo mundo, o diretor Christopher Nolan começou a dar algumas entrevistas para promover o filme. Em uma delas, o cineasta revelou como a produção tem um "final complicado" e parecido com A Origem, lançado em agosto de 2010 nos cinemas brasileiros.

Durante entrevista ao Wired, Nolan foi questionado sobre os finais dos filmes dele, os quais possuem um tom pessimista - e o diretor confirmou isso. "Quer dizer, o fim de A Origem, é exatamente isso. Há uma visão niilista desse final, certo? Mas também, ele se mudou e está com os filhos," afirmou. "A ambiguidade não é uma ambiguidade emocional. É intelectual para o público."

É engraçado, acho que há uma relação interessante entre os finais de A Origem e Oppenheimer a ser explorada. Oppenheimer tem um final complicado. Sentimentos complicados.

+++LEIA MAIS: Oppenheimer é 'uma espécie de filme de terror', diz Christopher Nolan

Em outro momento da conversa, o diretor falou um pouco mais sobre a trama do próximo filme dele, que estreia em 20 de julho de 2023 no Brasil. "A história de Oppenheimer é toda feita de perguntas impossíveis," disse. "Dilemas éticos impossíveis, paradoxo. Não há respostas fáceis na história."

"Existem apenas perguntas difíceis, e é isso que torna a história tão atraente. Acho que fomos capazes de encontrar muitas coisas para sermos otimistas no filme, genuinamente, mas há esse tipo de questão maior que paira sobre ele," continuou Christopher Nolan.

Parecia essencial que houvesse perguntas no final que você deixasse martelando na cabeça das pessoas e gerando discussões.

+++LEIA MAIS: Oppenheimer é o filme mais longo de Christopher Nolan; saiba duração