Oscar 2022: James Cameron, Guillermo del Toro e mais assinam carta para não retirar prêmios da transmissão ao vivo; confira

Em carta assinada por nomes renomados do cinema, os cineastas pediram à Academia para reverter decisão de não premiar as categorias ao vivo no Oscar 2022

Redação Publicado em 09/03/2022, às 16h30

None
James Cameron (Foto: Eamonn M. McCormack / Getty Images) | Guillermo del Toro (Foto: Neilson Barnard / Getty Images)

Influentes cineastas, figurinistas, produtores, compositores e vencedores do Oscar se uniram para enviar uma carta à Academia questionando a decisão de premiar oito categorias antes da cerimônia ao vivo. A petição obtida pela Variety compactua com as críticas feitas à premiação após a mudança.

Na carta aberta enviada ao presidente da Academia David Rubin, mais de 70 nomes renomados de Hollywood - incluindo James Cameron, Guillermo del Toro, Kathleen Kennedy e John Williams - pediram à Academia “nos termos mais fortes possíveis” para reverter a decisão de distribuir oito estatuetas do Oscar antes do início da transmissão de 27 de março.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Academy (@theacademy)

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 terá votações do público para Melhor Filme e Melhor Cena; veja como participar

“Ofícios artísticos essenciais, como trilha sonora, edição de filmes, design de produção, maquiagem, penteado e som, sempre merecerão o mesmo respeito e reconhecimento de ofícios como atuação, direção e efeitos visuais,” diz a carta.

O texto continua: “Diminuir qualquer uma dessas categorias individuais na busca de classificações e lucros de curto prazo causa danos irreparáveis ​​à posição da Academia como árbitros imparciais e administradores responsáveis ​​dos prêmios mais importantes da nossa indústria.”

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Andrew Garfield comemora indicação por Tick, Tick… Boom!: ‘Profundamente honrado’

“Buscar novas audiências tornando a transmissão mais divertida é um objetivo louvável e importante, mas isso não pode ser alcançado rebaixando os próprios ofícios que, em suas expressões mais marcantes, tornam a arte do cinema digna de celebração,” conclui a carta.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou em 22 de fevereiro que oito categorias da 94ª edição do Oscar serão entregues aos vencedores antes da transmissão do evento na TV e não serão disponibilizadas ao vivo para o público.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Flee faz história como animação indicada em diferentes categorias; entenda

As categorias em questão são: Melhor Documentário em Curta-Metragem, Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Cabelo e Maquiagem, Direção de Arte, Curta-Metragem em Animação e Curta-Metragem em Live-Action. Segundo o anúncio, a decisão foi tomada para encurtar o evento, torná-lo mais agradável e obter melhor audiência.

Além dos artistas que assinaram a carta, Steven Spielberg, veterano na premiação e integrante do Conselho de Governadores da Academia, reprovou a mudança em entrevista ao Deadline: “Discordo da decisão do comitê executivo. [...] Todos nós fazemos filmes juntos, nos tornamos uma família em que um ofício é tão indispensável quanto o outro.”

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem são os atores indicados pela primeira vez?


Oscar 2022 - O que sabemos?

O Oscar 2022 está previsto para ocorrer em 27 de março, às 22h. A cerimônia será apresentada pela atriz vencedora do Emmy Tracee Ellis Ross, conhecida pela sitcom Black-ish (2015), junto do comediante Leslie Jordan, astro de Will e Grace(1998). O prêmio será transmitido pelo canal oficial da Academia no Youtube e terá cobertura nos outros portais da instituição.

Os indicados a Melhor Filme, uma das categorias mais aguardadas da noite, são: Belfast, No Ritmo do Coração, Não Olhe Para Cima, Drive My Car, Duna, King Richards: Criando Campeãs, Licorice Pizza, O Beco do Pesadelo, Ataque dos Cãese Amor, Sublime Amor.


Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]