Pânico: Qual é a origem da máscara do Ghostface?

Um dos maiores símbolos dos filmes de terror, a máscara do Ghostface tem uma história mais simples do que parece

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 20/10/2021, às 19h43 - Atualizado em 31/10/2021, às 18h00

None
Franquia Pânico (Foto: Divulgação)

Pânico é uma das franquias de terror mais famosas de todos os tempos e em grande parte isso deve-se ao fato do Ghostface usar uma máscara que se tornou um verdadeiro símbolo da cultura pop. Poucos sabem, mas a história por trás da fantasia é mais simples do que parece. (via Slash Film)

A máscara tem inspiração no quadro O Grito de Edvard Munch, na capa do disco The Wall (1979) do Pink Floyd e até nos fantasmas de desenhos animados dos anos 1930. No entanto, ela não foi criada exclusivamente para o filme. Na verdade, fazia parte de uma fantasia já existente vendida pela Fun World, como explicou o roteirista Kevin Williamson em vídeo em comemoração aos 25 anos de Pânico:

+++ LEIA MAIS: Pânico 5 'terá menos metalinguagem e mais terror', diz produtor

“Ninguém poderia concordar com uma máscara e lembro que estávamos em uma busca no set e encontramos o Ghostface... em uma caixa de coisas em uma garagem... Wes [Craven] imediatamente olhou para ela e disse: ‘É como a famosa pintura O Grito,’” relembrou

Williamson explicou como eles tentaram reproduzir a fantasia, mas no final optaram pela original: “Então levamos isso para a nossa produção e dissemos, 'Riff sobre isso... faça algo assim.’ Eles devem ter feito 20 designs diferentes. Cada um deles foi rejeitado pelo estúdio e, finalmente, ficamos tipo, por que não pegamos os direitos desta máscara?”

+++ LEIA MAIS: Pânico 5: trailer, estreia e tudo o que sabemos sobre filme da aclamada franquia de terror [LISTA]

A máscara foi criada em 1991 como parte da coleção Fantastic Faces da Fun World e a Dimension Films conseguiu chegar em um acordo com a marca para usá-la no filme. A decisão foi benéfica para ambos os lados e desde o lançamento do primeiro filme em 1996, a máscara do Ghostface se tornou a fantasia mais vendida e usada no Halloween nos Estados Unidos.

Pânico está de volta!

Após 25 anos, a franquia lançará um novo filme. Pânico 5 será dirigido pela dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, sendo o primeiro filme da saga sem direção de Wes Craven, devido à morte do cineasta em 2015. Além disso, a produção conta com o retorno dos principais atores, como Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette, e chega aos cinemas em 14 de janeiro de 2022. Confira o primeiro trailer: