Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Persuasão: Vale a pena assistir romance da Netflix baseado no livro de Jane Austen?

Persuasão chegou a Netflix nesta sexta, 15, com Dakota Johnson no papel da protagonista criada por Jane Austen

Mariana Rodrigues Publicado em 15/07/2022, às 17h51 - Atualizado às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dakota Johnson em Persuasão (Foto: nick wall / netflix)
Dakota Johnson em Persuasão (Foto: nick wall / netflix)

Persuasão (2022) é a mais nova adaptação de uma história de Jane Austen. Produzido pela Netflix, o filme conta com Dakota Johnson(Cinquenta Tons de Cinza) no papel da protagonista Anne Elliot. No entanto, o longa não recebeu boas avaliações da crítica especializada e está sendo classificado como uma das piores adaptações de uma obra da escritora.

O enredo conta a história de Anne Elliot, uma mulher que vive em uma família esnobe que está à beira da falência. Persuadida a não se casar com Frederick Wentworth(CosmoJarvis), um homem de origem humilde, ela acaba o reencontrando oito anos depois. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 detalhes para prestar atenção no figurino de Emma [LISTA]

Apesar da diretora Carrie Cracknell afirmar que "o filme foi feito com muito amor e atenção ao material original e um respeito muito sincero por Jane Austen," (via Estadão) não foi isso que a mídia enxergou. Manchetes como "Jane Austen se revira em seu túmulo," do Daily Mail, lotaram as redes sociais na última semana. 

"Acima de tudo, em nenhum momento durante a estreia de Carrie Cracknell na direção você já teve a sensação de que alguém envolvido no roteiro realmente leu Persuasão," escreveu a crítica do The Independent. Enquanto a manchete do The Spectator dizia que "todos os envolvidos" na adaptação deveriam ser presos por isso.

+++ LEIA MAIS: 6 adaptações cinematográficas de Orgulho e Preconceito, clássico de Jane Austen [LISTA]

Entre as principais críticas, tanto de veículos de comunicação quanto dos fãs de Austen, está a modernização da história. Persuasão se passa no período regencial, mas ganhou um ar mais atual com a adaptação da Netflix, utilizando uma linguagem mais próxima com a que temos atualmente, além de imitar o "estilo Fleabag," no qual a protagonista quebra a quarta parede olhando para a câmera. 

Os romances de Austen conquistaram diversas gerações ao longo dos anos e ganharam as mais diferentes adaptações cinematográficas, o que traz fortes concorrentes para a versão da Netflix. A própria história de Persuasão virou filme anteriormente, em 2007, apesar de também não ser tão popular. 

+++ LEIA MAIS: 7 filmes adolescentes inspirados em clássicos da literatura [LISTA]

No entanto, Emma tem duas fortes produções que carregam a essência de Austen de maneiras diferentes. O filme protagonizado por Anya Taylor-Joy se mostra uma versão mais fiel da história, enquanto As Patricinhas de Beverly Hills(1995) transformou a personagem principal em uma adolescente mimada e estilosa.

Claro, não há como esquecer o favorito do público: Orgulho e Preconceito(2005) com Keira Knightley e Matthew MacFayden como Elizabeth e Darcy. O longa tem nota 7,8 no IMDb e 87% da crítica especializada no Rotten Tomatoes – em comparação com a nota 5,2 e a aprovação 37% de Persuasão.

+++ LEIA MAIS: Por que Keira Knightley quase não protagonizou Orgulho e Preconceito?

Austen é uma enorme fonte de inspiração para romances, mas ela não é infinita. São inúmeras as adaptações de livros da autora sendo produzidas nos últimos anos, o que torna cada vez mais difícil acertar no trabalho. Persuasão pode não ser a melhor produção da Netflix, mas ainda conta com um elenco de peso e pode ser boa para descontrair quem procura por algo leve no streaming, mesmo que decepcione os fãs de Austen.