Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pesquisa revela os filmes preferidos dos fãs em 2022

Realizado pelo OnePoll, o estudo pediu que 2 mil pessoas escolhessem suas produções favoritas de 2022; confira os filmes mais votados

Redação Publicado em 24/12/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tom Cruise em Top Gun 2 (Foto: Reprodução / IMDb)
Tom Cruise em Top Gun 2 (Foto: Reprodução / IMDb)

Os doze meses de 2022 vieram recheados de grandes sucessos do cinema, que, através do ano, conquistaram os fãs de diversos gêneros. Pensando nisso, o OnePoll perguntou para 2 mil fãs da sétima arte quais foram seus longa-metragens preferidos do ano, criando um ranking exclusivo.

No total, a pesquisa analisou três categorias diferentes: “Filmes exclusivos do streaming mais assistidos”, “Filmes mais apreciados universalmente” e, por fim, “Top dez melhores filmes do ano”. E foi exatamente esta terceira e última lista que chamou atenção ao ser divulgada.

+++LEIA MAIS: Barack Obama coloca 'Top Gun: Maverick' em lista de filmes favoritos de 2022

O primeiro lugar do ranking, ocupado pelo longa Top Gun: Maverick (escolhido como favorito por 19% dos respondentes), não chegou a ser tão surpreendente — a escolha, na verdade, fez bastante sentido. Em segundo lugar, veio o filme Jurassic World: Domínio, com 17% dos votos da pesquisa.

Foi o terceiro lugar, então, que gerou certo estranhamento. Escolhido por 15% dos respondentes como o melhor filme do ano, Enola Holmes 2 foi o único longa exclusivo de um streaming a aparecer na lista. Com tantos sucessos em plataformas como Netflix, Prime Video e HBO Max, é curioso que apenas um longa-metragem de streaming tenha entrado para a lista dos dez melhores filmes do ano.

+++LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes de Natal da última década, segundo o IMDb

Finalizando o ranking estão as produções Sonic 2 - O Filme e O Batman, empatados em quarto lugar, com 14% dos votos, seguidos por Thor: Amor e Trovão e Morte no Nilo, ambos com 13%, e, por último, empatados no sexto lugar, os filmes A Baleia, Amsterdam e Morte Morte Morte com 11% dos votos.

Agora, quando o assunto são as outras duas categorias da pesquisa, os títulos são um pouco diferentes, segundo o site Cinema Blend. Na categoria de melhores filmes exclusivos do streaming, o longa eleito pelos respondentes foi Madea: O Retorno, da Netflix, com 19% dos votos. Por fim, na categoria de filmes apreciados em todo o mundo, Um Lugar Bem Longe Daqui conquistou 60% dos votos.

+++LEIA MAIS: Marília Mendonça é a artista BR mais ouvida em 2022; e mais destaques da retrospectiva do Spotify