Por que Francis Ford Coppola financia os próprios filmes?

Francis Ford Coppola tem uma carreira premiada - mas isso não o impediu de colocar o próprio dinheiro nos filmes

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/09/2021, às 19h28

None
Francis Ford Coppola (Foto: Roy Rochlin / Getty Images)

Um dos diretores mais lendários do cinema, Francis Ford Coppola tem uma carreira premiada e sucessos como a trilogia O Poderoso Chefão e Apocalypse Now (1979) na filmografia. No entanto, mesmo com a fama, o cineasta investe o próprio dinheiro em seus filmes. 

Em entrevista ao Deadline, Coppola explicou como está disposto a financiar parte de seu próximo projeto, o qual terá orçamento em torno de US$ 120 milhões, é intitulado Megalopolis e é um sonho antigo do diretor. 

+++ LEIA MAIS: 6 melhores filmes de Francis Ford Coppola: de O Poderoso Chefão a Apocalypse Now [LISTA]

"Estou preparado para combinar algum financiamento externo, quase dólar por dólar. Em outras palavras, estou disposto a colocar meu dinheiro onde minha boca está,” contou o diretor. 

É curioso pensar que um diretor com tanto reconhecimento precise financiar os próprios filmes. Segundo o Screen Rant, isso pode ser explicado pelo controle criativo exigido por Coppola, além do diretor frequentemente escolher projetos que tenha um interesse genuíno - independente do retorno financeiro ou demais aspectos. 

+++LEIA MAIS: Francis Ford Coppola cansou da franquia O Poderoso Chefão: ‘Já deu’

Essa não será a primeira que o diretor coloca seu dinheiro nas produções. No clássico Apocalypse Now, Coppola investiu suas economias, pois, a princípio, os estúdios não queriam realizar o filme. O longa fez o cineasta acumular algumas dívidas - mas, sem dúvidas, valeu a pena. 


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!