Por que Steven Spielberg ganhou dinheiro com Star Wars durante décadas?

Qual envolvimento de Steven Spielberg em Star Wars?

Redação Publicado em 19/07/2021, às 16h19

None
Steven Spielberg (Foto: Michael Short / Getty Images)

Star Wars certamente parece algo que Steven Spielberg poderia ter dirigido. O icônico cineasta esteve à frente de Indiana Jones, filmes estrelados por Harrison Ford. No entanto, ao contrário do que alguns pensam, ele não dirigiu nenhum dos longa-metragens de Star Wars, via Cheat Sheet.

Dos 11 filmes de Star Wars até agora, George Lucas - o criador da saga - dirigiu quatro. Apesar de outros diretores assumirem algumas das produções da icônica franquia, nenhum deles era Spielberg, que não estava criativamente envolvido de forma alguma.

+++ LEIA MAIS: Sem ator e sem tubarão: Como foram as filmagens do clássico de Steven Spielberg?

O diretor não atuou como cineasta ou produtor executivo em algum dos filmes, como fez para muitas outras franquias de sucesso. No entanto, beneficiou-se financeiramente da amada saga das galáxias por décadas. A razão disso vem de sua longa amizade com Lucas.

Os dois cineastas estão envolvidos em grandes filmes de ficção científica. Segundo o Celebrity Net Worth, porém, George Lucas estava tão preocupado com o fracasso de Star Wars que mandou o querido amigo fazer uma aposta envolvendo a sua saga das galáxias e Tubarão (de Spielberg).

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Indiana Jones 5: elenco, lançamento e mais

Os cineastas - quem tinham uma rivalidade amigável contínua - teriam negociado 2,5% do lucro dos filmes. Esse valor dependeria do desempenho de bilheteria. Ambos foram sucessos de bilheteria, mas Spielberg levou a melhor no negócio, graças ao impacto de Star Wars na indústria cinematográfica.

+++LEIA MAIS: Qual relação existe entre Esquadrão Suicida 2 e O Resgate do Soldado Ryan?


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL