Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Psicose, de Hitchcock, é eleito melhor filme da história pela Variety

Lista da Variety, que tem Psicose no topo, também conta com produção brasileira

Redação Publicado em 23/12/2022, às 10h12 - Atualizado em 24/12/2022, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Janet Leigh em Psicose (Foto: Reprodução / IMDb)
Janet Leigh em Psicose (Foto: Reprodução / IMDb)

Psicose (1960), de Alfred Hitchcock, foi eleito o melhor filme de todos os tempos. Ranking organizado pela revista norte-americana Variety coroou thriller que marcou época e influencia obras do gênero até hoje. Elenco da produção conta com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, entre outros.

"É difícil encontrar um quadro da obra-prima de Hitchcock que não seja icônico," destacou a publicação. "Mais que qualquer filme já feito, Psicose é um longa-metragem que você pode assistir de novo e de novo. Ele fala conosco mais do que nunca, porque mostra, em cada momento sinistro, como a vida parece uma casa equilibrada em cima de um abismo."

Anthony Perkins em Psicose
Anthony Perkins como Norman Bates (Foto: Divulgação)

+++ LEIA MAIS: De Star Wars a La La Land: conheça 7 compositores das trilhas sonoras mais icônicas do cinema [LISTA]

O Mágico de Oz (1939) e O Poderoso Chefão (1972) completam o top 3. Lista ainda conta com Pulp Fiction (1994), Cidadão Kane (1941) e 2001: Uma Odisseia no Espaço (1986) entre os dez melhores.

Conforme destacado pelo jornal O Globo, Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980) é o único representante brasileiro no ranking de 100 produções - dominado por obras norte-americanas. O longa-metragem dirigido por Hector Babenco é descrito como retrato da sociedade brasileira durante a Ditadura Militar, "explorando limites da censura."

+++ LEIA MAIS: Psicose: como Alfred Hitchcock quebrou as barreiras entre terror e suspense no clássico de 1960?