Revival de Esqueceram de Mim estreia com críticas negativas e comparações com original: 'Desleixado e estranhamente sem graça'

Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar estreou nesta sexta, 12, para acompanhar mais uma história de abandono de um filho no Natal - mas as críticas não são positivas

Redação Publicado em 12/11/2021, às 15h01 - Atualizado às 15h03

None
Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar (Foto: Divulgação)

Clássico filme natalino estrelado originalmente por Macaulay Culkin, Esqueceram de Mim é uma franquia que, definitivamente, marcou a infância de muitos espectadores. Após décadas, o revival do filme, Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar, estreou nos cinemas — e não agradou aos críticos.

A história original de Kevin McCallister, interpretado por Macaulay Culkin, foi repaginada no novo filme. O revival acompanha Max Mercer (Archie Yates), garoto de 10 anos esquecido em casa durante o Natal e que trava uma batalha com os vizinhos, que querem entrar na sua casa.

+++LEIA MAIS: Esqueceram de Mim: estreia, elenco e tudo que sabemos sobre filme revival do Disney+ [LISTA]

Apesar de manter a história de “esquecimento de um filho no Natal”, a trama modifica algumas dinâmicas em relação ao antagonismo da história. No revival, Max é um menino rico em uma luta por uma herança perdida com um casal de vizinhos que passam por problemas financeiros.

As mudanças, contudo, não parecem ter agradado aos críticos. Entre as diversas observações negativas sobre a história, A Variety afirma que o revival Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar falha ao tentar reverter a dinâmica antagonista-herói ao tratar o menino, Max, como o “vilão” da história:

+++ LEIA MAIS: Macaulay Culkin não quer mais Donald Trump em Esqueceram de Mim 2; entenda

O filme do Disney+ falha enlouquecidamente em se inclinar para os aspectos que procura mudar de forma tão desesperada e ambiciosa. Mal-intencionado, totalmente desleixado e estranhamente sem graça, este revival carece de alegria natalina.

A crítica de jornalista Courtney Howard, da Variety, também evidencia a má-construção das motivações por trás das ações dos personagens — o que faz com que o filme não preste atenção ao humor e carisma: “Frequentemente esquece de ser animado, bem-humorado e cativante ao longo do caminho.”

Em uma curta crítica, o site The New York Times também evidenciou o aspecto “doloroso” do revival que, segundo a reportagem, é feito para “adultos nostálgicos”, não crianças: “Quem é a verdadeira vítima aqui? O público.”

+++ LEIA MAIS: Macaulay Culkin usa máscara de Esqueceram de Mim, mas assusta os fãs

A nota de 2,5 estrelas de Sarah El-Mahmoud, do Cinema Blend, justifica as primeiras impressões do filme. Apesar de evidenciar a tentativa de “equilibrar antigo com novo”, a crítica explica que, de fato, “não há nada nele [revival] que o torne mais valioso do que o original de 1990.”

O elemento mais emocionante dos filmes Esqueceram de Mim, seu filho deixado em casa, acaba sendo uma trama apressada à medida que sua história muda o foco do jovem protagonista para os invasores de sua casa.

Revival de Esqueceram de Mim

O revival estrelado por Archie Yates é o sexto filme da franquia Esqueceram de Mim e reprisará os eventos da versão original com Macaulay Culkin, mas na atualidade. Parceria da 20th Century Fox com a Disney, a produção estreou no streaming Disney+ em 12 de novembro de 2021.