Respect: A História de Aretha Franklin - estreia, elenco, trailer, escolhas e tudo que você precisa saber

Cinebiografia Respect: A História de Aretha Franklin chega aos cinemas brasileiros em 9 de setembro de 2021

Beatriz Bim (sob supervisão Yolanda Reis) Publicado em 07/09/2021, às 17h00

None

Ver Galeria
(7 imagens)

Após sucessos de bilheteria comoRay(2004),Bohemian Rhapsody (2018) e Rocketman (2019), chegou a vez de Aretha Franklin ganhar uma cinebiografia musical. A Rainha do Soul foi interpretada por Jennifer Hudson, ganhadora do Oscar e do Grammy, e  chega aos cinemas brasileiros em 9 de setembro de 2021.

Usando como plano de fundo o turbulento cenário social e político dos EUA de 1960, o longa acompanha a ascensão da carreira de Aretha Franklin. A história retrata a vida da artista desde criança, quando cantava no coro da igreja, até se tornar um ícone da música, dos direitos civis e dos movimentos em prol das mulheres – trajetória que lhe rendeu 8 Grammy Awards e o título de primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock.

+++ LEIA MAIS: Aretha Franklin, a Rainha do Soul, morre aos 76 anos

Respectfoi escrito e dirigido pela estreante no cinema Liesl Tommy (Mrs. Fletcher,Jessica Jones e Insecure). O elenco inclui Forest Whitaker (Pantera Negra), Marlon Wayans (As Branquelas), Audra McDonald (The Good Fight), Marc Maron (Coringa), Tituss Burgess (Unbreakable Kimmy Schmidt) e Mary J. Blige.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jennifer Hudson (@iamjhud)

 

Jennifer Hudson é uma das vozes mais influentes da música contemporânea. Ganhadora de dois Grammys, um Oscar e um Globo de Ouro, Hudson foi escolhida pela própria Aretha para retratá-la no filme da MGM, como contou a atriz em filmagens dos bastidores: "Quando olho para trás em minha carreira, Aretha era minha modelo para tudo. Foi como o destino, de certa forma."

+++ LEIA MAIS: Aretha Franklin entra para a história do Pulitzer ao ganhar prêmio póstumo

A trilha sonora do filme saiu em 13 de agosto (data de estreia do longa nos Estados Unidos) e apresentou a abordagem de Hudson em 17 clássicos de Franklin, além da nova canção “Here I Am (Singing My Way Home),” escrita por Jennifer, Carole King e Jamie Hartman; Will.i.am produziu a faixa. As versões da artista estão nos principais serviços de streaming. Veja e ouça a trilha deRespect: A História de Aretha Franklin:

  1. "There Is A Fountain Filled With Blood"
  2. "Ac-cent-tchu-ate The Positive"
  3. "Nature Boy"
  4. "I Never Loved A Man (The Way I Love You)"
  5. "Do Right Woman, Do Right Man"
  6. "Feelgood"
  7. "Respect"
  8. "Sweet Sweet Baby (Since You’ve Been Gone)"
  9. "Ain’t No Way"
  10. "(You Make Me Feel Like A) Natural Woman"
  11. "Chain of Fools"
  12. "Think"
  13. "Take My Hand, Precious Lord"
  14. "Spanish Harlem"
  15. "I Say A Little Prayer"
  16. "Precious Memories"
  17. "Amazing Grace"
  18. "Here I Am (Singing My Way Home)"

A respeito da nova canção, Hudson afirmou: “A música é um personagem vivo neste filme, assim como era na vida da Sra. Franklin. O processo de criação foi como construir a maior homenagem que poderia oferecer ao espírito dela. Foi a última respiração deste projeto extraordinário, feito com total satisfação.”

+++ LEIA MAIS: Jennifer Hudson relembra última conversa com Aretha Franklin

A música "Respect" utilizada como título do longa, foi lançada em 1967 e é considerada o maior hit da cantora Aretha Franklin. Na época, os movimentos pelos direitos das mulheres ganhavam força no Estados Unidos, e a canção rapidamente conquistou status de hino feminista.

Assista a performance de Jennifer Hudson em Respect: A História de Aretha Franklin:

+++ LEIA MAIS: Aretha Franklin emociona Barack Obama com performance em cerimônia

"Respect" foi originalmente cantado por Otis Redding em 1965, mas com apenas 24 anos Aretha resignificou a mensagem proposta pela música, afirmando que as mulheres eram as desrespeitadas dentro das casas, não os homens. Em 2017, quando o hit completou 50 anos do lançamento, Franklin declarou ao Detroit Free Press: "Não acho ousada [a mensagem da música]. Acho bem natural o fato de todas nós queremos respeito - e deveríamos tê-lo." 

Serviço

Data de estreia: 9 de setembro de 2021
Título: Respect: A História de Aretha Franklin
Duração: 100 min
Gênero: Biografia
Distribuidora: Universal

+++ LEIA MAIS: Aretha Franklin anuncia disco de inéditas e subsequente aposentadoria

Assista ao trailer de Respect: A História de Aretha Franklin:


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!