Rio: 5 curiosidades sobre filme que você talvez não saiba - escalação de Bruno Mars, dificuldades nos bastidores e mais [LISTA]

Rio foi lançado em 2011 e, três anos depois, ganhou uma sequência com ainda mais cores e estrelas do cinema e da música

Redação Publicado em 06/12/2021, às 15h01

None
Cena de Rio 2 (Foto: Reprodução /Twitter)

Com Rio (2011), o diretor brasileiro Carlos Saldanha colocou o Brasil sob os holofotes de Hollywood - e conquistou uma indicação ao Oscar. Após o sucesso, o cineasta deu continuidade ao filme e lançou uma sequência com ainda mais cores e estrelas do cinema e da música.

Os longas-metragens contam a história de Blu, uma arara domesticada que vive grandes aventuras pelo Rio de Janeiro e conhece Jewel, com quem tem três filhos. Juntos, eles vão atrás de uma tribo de araras misteriosa na Amazônia.

+++ LEIA MAIS: O melhor do cinema brasileiro em 2021: 50 filmes para assistir na retrospectiva do SESC

Pensando na animação norte-americana - mas cheia de brasilidade - separamos cinco curiosidades sobre a franquia. Confira:

Rio: Como surgiu o filme?

Em entrevista à Saraiva, Saldanha revelou que o primeiro filme surgiu da vontade de homenagear o Brasil. "Começou com uma vontade pessoal de querer fazer um filme sobre o Brasil, com o Rio de Janeiro. Foi uma coisa muito mais pessoal e interna," disse o diretor.

+++ LEIA MAIS: Wagner Moura quase esteve em Mulher-Maravilha 1984; entenda

Saldanha continuou: "Essa foi a primeira etapa. A segunda etapa é: dentro desse contexto, uma história que me interessava muito na época era sobre os pássaros e o mercado ilegal de aves [...] e ai eu comecei a bolar essa história baseada na minha ideia incial."


Rio: Um filme especial da Blue Sky Studios

De acordo com o IMDb, Rio se destaca na filmografia da Blue Sky Studios por ser o único filme a ter uma sequência - além do clássico A Era Do Gelo (2002).

+++ LEIA MAIS: Sônia Braga: Os 6 melhores filmes da atriz - Bacurau, Extraordinário e mais [LISTA]


Rio 2: Dificuldades nos bastidores

Com um novo filme, surgiram novos desafios. Saldanha contou à agência Efe que teve dificuldades em retratar a Amazônia. "O difícil era recriar o Amazonas. A escala das árvores, da selva, os rios, rápidos, cascatas, plantas, animais... fizemos muito esforço para deixá-lo o mais autêntico, grandioso e divertido possível."


Rio 2: Como Bruno Mars e Janelle Monáe foram escolhidos para o elenco?

O segundo filme traz Bruno Mars e Janelle Monáe no elenco, dois artistas que foram escolhidos para o elenco por causa de um aspecto em comum: o gosto pela música brasileira.

+++ LEIA MAIS: Além do caso Richthofen: 4 crimes brasileiros que chocaram a sociedade [LISTA]

"Queria cantores que conhecessem bem a música brasileira. Janelle eu conheci no Brasil e era um grande amante do samba e da bossa nova. E Bruno vi no Saturday Night Live e me pareceu tão gracioso que adaptamos o personagem à ele. Em princípio ia ser para alguém com a voz mais profunda, mais tipo 'crooner'," disse Saldanha à agência Efe.


Rio: Um filme que pode te ajudar nos estudos

Segundo o Canal do Educador, do Brasil Escola, Rio é um ótimo filme para as salas de aula. A animação retrata o tráfico de animais silvestres por meio da história dos protagonistas - além disso, é possível aprender sobre biologia através dos erros de anatomia dos personagens.

+++ LEIA MAIS: Carla Diaz quer mais true crime brasileiro: ‘Por que não produzir aqui também?’