Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Cinema / E AÍ?

Sabia que fãs fizeram petição para Fernanda Montenegro participar de Harry Potter?

Abaixo-assinado exigia a participação da atriz como Vicência Santos, Ministra da Magia brasileira

Fernanda Montenegro durante o Emmy Awards 2023; fãz de Harry Potter fizeram petição para que ela interpretasse Vicência Santos, papel de Maria Fernanda Cândido em Animais Fantásticos (Foto: Neilson Barnard/Getty Images - Warner Bros. Pictures)
Fernanda Montenegro durante o Emmy Awards 2023; fãz de Harry Potter fizeram petição para que ela interpretasse Vicência Santos, papel de Maria Fernanda Cândido em Animais Fantásticos (Foto: Neilson Barnard/Getty Images - Warner Bros. Pictures)

Nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, Fernanda Montenegrocompleta 94 anos de idade. Para homenagear a atriz, que tem uma longa carreira no teatro, no cinema e na televisão, além de uma indicação ao Oscar, a maior premiação de cinema do mundo, a Rolling Stone Brasile o CineBuzz relembram um episódio curioso nesses tantos anos de atuação: quando os fãs de Harry Potter fizeram uma petição para que ela participasse da franquia criada por J.K. Rowling.

Em novembro de 2019, quando foram confirmadas que algumas cenas de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, terceiro filme do spin-off de Harry Potter, se passariam no Brasil - apesar de o elenco nunca ter vindo ao país para gravá-las, como sabemos agora -, os fãs da saga do menino bruxo  criaram uma petição para que Fernanda Montenegro participasse do filme como Vicência Santos, a Ministra da Magia do Brasil.

+++LEIA MAIS: 9 brasileiros que votam no Oscar - e como chegaram lá

"Este é um manifesto da vontade de todos os fãs brasileiros de Harry Potterpara que não haja inconveniências de atores de outras nacionalidades interpretando brasileiros", dizia a descrição do abaixo-assinado. "Aqui vai uma indicação de uma maravilhosa atriz brasileira, que trabalhou em grandes obras nacionais como O Auto da Compadecida, Central do Brasil, Doce de Mãe e que já foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz."

Apesar da insistência dos fãs, que conseguiram arrecadar quase 100 mil assinaturas antes que a petição chegasse até Fernanda Montenegro, a atriz gentilmente recusou a participação antes mesmo que pudesse rolar um convite: "Obrigada pelo carinho, cabe a mim avisar que estou com a agenda repleta em 2020. Grande abraço pela iniciativa de tantos amigos", compartilhou em seu Instagram. Confira a seguir:

+++LEIA MAIS: 6 filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar - de Central do Brasil a Cidade de Deus 

Com a recusa de Fernanda Montenegro, o papel de Vicência Santos acabou ficando com Maria Fernanda Cândido, que tem uma pequena, mas simbólica participação no longa. Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreou nos cinemas em abril de 2022 e acabou se tornando um fracasso de bilheterias, arrecando pouco mais de US$ 400 milhões em sua passagem pelas telonas, o menor valor entre todos os filmes da saga Harry Potter.

Duas sequências ainda estavam nos planos da Warner Bros. Pictures, o que encerraria a história de Animais Fantásticos em uma pentalogia, mas nada foi confirmado desde então. Bom, parece que Fernanda Montenegro se livrou de uma roubada, não é mesmo?