Sexta-Feira 13: 4 curiosidades sobre a franquia assustadora de filmes com Jason [LISTA]

Clássico de terror slasher, Sexta-Feira 13 imortalizou o protagonista Jason Voorhees e se tornou referência no gênero

Redação Publicado em 13/08/2021, às 14h04

None
Jason em Sexta-Feira 13 (Foto: Reprodução)

O filme Sexta-Feira 13 chegou aos cinemas norte-americanos em maio de 1980 para acompanhar Jason, o assassino que seria imortalizado nas telonas. Do gênero terror slasher, a produção foi dirigida por Sean S. Cunningham — e certamente deu um novo significado às produções do gênero.

Mesmo independente, o filme fez tanto sucesso que engloba inúmeras sequências. Sexta-Feira 13 virou um marco da cultura pop, conhecido por pessoas de diversas idades e referenciados em várias outras produções. Afinal, é difícil não reconhecer a máscara de hóquei de Jason, assim como o característico facão.

+++LEIA MAIS: 7 filmes de terror slasher sangrentos e viciantes para assistir na Sexta-Feira 13

As cenas sangrentas, assustadoras e os efeitos especiais marcaram (e continuam a marcar) diversas gerações — e deram um significado maior à toda a má fama de uma sexta-feira que cai no dia 13 do mês.

Para marcar esta sexta, 13 de agosto, a Rolling Stone Brasil separou quatro curiosidades sobre o filme Sexta-Feira 13, que apresentou ao público o assassino icônico Jason Voorhees. Confira:

+++LEIA MAIS: Stephen King gostaria de escrever livro sobre Jason, de Sexta-Feira 13

Número de vítimas de Jason

Certamente um dos maiores assassinos do cinema, Jason tem no currículo um número assustador de vítimas. Segundo levantamento feito pelo site Bloody Disgusting, o personagem matou (com e sem o facão) 157 pessoas em 12 filmes oficiais.

Nome original de Jason

Devido ao sucesso de Sexta-Feira 13, Jason foi eternizado no imaginário de diversas pessoas - e é difícil não lembrar o nome do assassino. No roteiro original, contudo, ele seria batizado de Josh Voorhees.

+++ LEIA MAIS: As 6 melhores adaptações livros assustadores de terror para o cinema: O Iluminado, O Exorcista e mais

Acampamento Crystal Lake

O icônico acampamento Crystal Lake existe. Segundo o site Darkside, o local fica em Hardwick, Nova Jersey, chama Camp No-Be-Bo-Sco e serviu de locação para a famosa área onde Jason morava com a mãe.

Sexta-Feira 13 causou prejuízo para negócios

Por retratar as mais diversas atrocidades em um acampamento, Sexta-Feira 13 assustou diversas famílias. De acordo com o site Ultraverso, no ano do lançamento do filme, a procura por acampamentos de férias nos Estados Unidos diminuiu mais de 60%.

+++LEIA MAIS: Os 6 melhores filmes de terror que completam 40 anos em 2020: O Iluminado, Sexta-Feira 13 e mais


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS