Shang-Chi: estilo das lutas é inspirado nos pais do protagonista, diz diretor Destin Cretton

Destin Cretton, diretor de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, queria elegância e emoção nas sequências de artes marciais

Redação Publicado em 06/09/2021, às 16h45

None
Destin Cretton (Foto: Emma McIntyre/Getty Images)

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), filme da fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), estreou em cinemas brasileiros nesta quinta, 2 de setembro. O diretor do longa, Destin Daniel Cretton, revelou como o estilo das lutas marciais foi inspirado pelos pais do protagonista. 

A história acompanha Shang-Chi (Simu Liu), um jovem de origem chinesa criado pelo pai — Wenwu (Tony Leung), líder da organização dos Dez Anéis — que cresceu em reclusão para ser intensamente treinado em artes marciais. Na adolescência, vai aos Estados Unidos pela primeira vez e entra em contato com o mundo externo e se rebela contra o pai. Enquanto isso, a mãe do protagonista é Ying Li (Fala Chen), guardiã do vilarejo místico Ta Lo. 

+++LEIA MAIS: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis apresenta o primeiro herói asiático do MCU com incríveis cenas de luta e personagens cativantes [REVIEW]

Em entrevista ao site de entretenimento Screen Rant,Cretton explicou como utilizou os dois personagens para basear o estilo de luta de Shang-Chi. Fala Chen aprendeu tai chi, arte marcial baseada no equilíbrio e graciosidade, para o papel: "Esse estilo é obviamente baseado na mãe. Os mais tradicionais, baseados em força, são do pai." 

Os coreógrafos de luta do filme foram inspirados na série de longas Tai-Chi Master, de Jet Li, para criar uma mistura de elegância, beleza e emoção nas sequências. "É importante para a história ter esses dois tipos de artes marciais ao longo da jornada de Shang-Chi. Mas, ainda mais, fazer os dois estilos parecerem certos e autênticos. [...] Assistir aos dois se juntando e se tornando coesos no filme foi muito emocionante," disse Cretton.

+++LEIA MAIS: Shang-Chi: Estreia do filme da Marvel supera bilheteria de Velozes e Furiosos 9; veja


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!