Shang-Chi: Simu Liu se nega a autografar algumas HQs antigas em eventos; entenda

Simu Liu, astro de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, não dará autógrafos em quadrinhos com personagem racista

Redação Publicado em 28/03/2022, às 12h21

None
Simu Liu como Shang-Chi (Foto: Divulgação / Marvel)

Simu Liu, protagonista de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), explicou porque se recusa a autografar determinadas edições de HQ do personagem.  Algumas carregam conteúdo racista e xenofóbico.

A primeira aparição do personagem aconteceu em 1973. O principal antagonista de Shang-Chi na série Master of Kung Fu foi o Dr. Fu Manchu, criado por Sax Rohmer. O vilão era sustentado pela ideia xenofóbica do "perigo amarelo," medo irracional da cultura do leste asiático. 

+++ LEIA MAIS: Shang-Chi: Awkwafina se defende após acusações de apropriação cultural; entenda

Na Ace Experience, convenção em Washington (EUA), Liu não assinará quadrinhos desta série, segundo o Screen Rant. Embora populares na época de lançamento, quadrinhos são duramente criticados atualmente.

A Marvel perdeu os direitos de Manchu, e alterou o nome para Zheng Zu. Os traços racistas foram mantidos por anos. Para o MCU, principal rival de Shang-Chi foi substituido por Mandarin, conhecido como Wenwu nos filmes.

+++ LEIA MAIS: Shang-Chi 2: Tudo que sabemos sobre sequência da Marvel

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)

Shang-Chi (Simu Liu) é um jovem chinês treinado em artes marciais criado em isolamento. Quando consegue a oportunidade de entrar em contato com o resto do mundo, descobre que o pai não era a pessoa que dizia ser.

Além de Simu Liu, o elenco do filme conta com Awkwafina (Podres de Ricos), Meng'er Zhang, Fala Chen (Triumph in the Skies II), Florian Munteanu (Creed II), Benedict Wong (Doutor Estranho) e Ben Kingsley (Gandhi).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Shang-Chi (@shangchi)

 

+++LEIA MAIS: Marvel: Detalhe de Shang-Chi preocupou Kevin Feige; entenda