Sidney Poitier: 5 filmes icônicos com o ator; Adivinhe Quem Vem para Jantar, Ao Mestre, com Carinho e mais [LISTA]

Primeiro negro a ganhar um Oscar de Melhor Ator, Sidney Poitier morreu nesta sexta, 7, aos 94 anos

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/01/2022, às 18h56 - Atualizado às 20h51

None
Sidney Poitier (Foto: Handout/Getty Images)

Um dos últimos astros vivos da Era de Ouro de Hollywood, Sidney Poitier morreu nesta sexta, 7 de janeiro, aos 94 anos. O artista foi o primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator pelo papel de Homer em Uma Voz nas Sombras (1963). 

Poitier marcou a história do cinema e dos direitos civis, e colecionou sucessos na filmografia. Além disso, recebeu 27 prêmios e mais de 40 indicações ao longo da carreira.

+++ LEIA MAIS: Morre Sidney Poitier, primeiro negro vencedor do Oscar de Melhor Ator, aos 94 anos

Pensando nisso, separamos cinco filmes icônicos com Sidney Poitier; com as sinopses do Rotten Tomatoes:


No Calor da Noite (1967) 

"O detetive da polícia afro-americano da Filadélfia Virgil Tibbs (Sidney Poitier) é preso sob suspeita de assassinato por Bill Gillespie (Rod Steiger), chefe de polícia racista de Mississippi. Após Tibbs provar não apenas sua inocência, mas também a de outro homem, ele une forças com Gillespie para rastrear o verdadeiro assassino. Sua investigação os leva por todos os níveis sociais da cidade, com Tibbs fazendo inimigos e também amigos improváveis ​​enquanto caça a verdade."

+++LEIA MAIS: Denzel Washington: 5 filmes icônicos com o ator; Dia de Treinamento, Malcolm X e mais [LISTA]


Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967)

"Quando Joanna Drayton (Katharine Houghton), uma mulher branca de pensamento livre, e o médico negro John Prentice (Sidney Poitier) ficam noivos, eles viajam para São Francisco para conhecer seus pais. Matt Drayton (Spencer Tracy) e sua esposa Christina (Katharine Hepburn) são liberais ricos que precisam enfrentar o racismo latente que o casamento vindouro desperta. Também comparecendo ao jantar dos Draytons estão os pais de Prentice (Roy E. Glenn Sênior, Beah Richards), que desaprovam veementemente o relacionamento."


Quebra de Sigilo (1992) 

"O hacker Martin (Robert Redford) chefia um grupo de especialistas que testa a segurança de várias empresas de São Francisco. Martin é abordado por dois oficiais que lhe pedem para roubar um decodificador recém-inventado. Ele e sua equipe descobrem que a caixa preta pode quebrar qualquer código de criptografia, representando uma grande ameaça se cair nas mãos erradas. Quando percebe que os homens da NSA que o abordaram são agentes desonestos, eles o culpam pelo assassinato do inventor do dispositivo."

+++LEIA MAIS: Morre bell hooks, uma das maiores escritoras do feminismo negro, aos 69 anos


Ao Mestre, com Carinho (1967) 

"Mark Thackeray (Sidney Poitier) recebeu recentemente seu diploma em engenharia, mas não consegue encontrar trabalho. Para pagar as contas, arruma um emprego como professor em uma escola difícil em Londres, povoada principalmente por alunos rejeitados em outras escolas por seu comportamento. Embora os alunos a princípio vejam Thackeray como apenas mais um professor aberto ao bullying, seu comportamento calmo e o desejo de vê-los bem-sucedidos gradualmente conquistam seu respeito."


Uma Voz nas Sombras (1963)

"Quando Homer Smith (Sidney Poitier) viaja para em uma fazenda na zona rural do Arizona, é recebido por um grupo de freiras. Percebendo que a fazenda precisa de muito trabalho, Homer assume uma série de projetos de reparos para as mulheres, que são liderados pela teimosa Mãe Maria (Lilia Skala). Impressionadas com a bondade de Homer e sua forte ética de trabalho, as freiras passam a acreditar que ele foi enviado por Deus para ajudar a construir uma capela para elas."

+++ LEIA MAIS: Dia da Consciência Negra: 8 filmes com protagonismo negro para assistir [LISTA]