Somos Marshall: Relembre acidente de avião que inspirou filme com Matthew McConaughey e Matthew Fox

Drama Somos Marshall foi inspirado em acidente de avião que matou time de futebol americano nos Estados Unidos na década de 1970

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 01/10/2021, às 18h38

None
Somos Marshall (Foto: Divulgação)

Somos Marshall (2006), drama estrelado por Matthew McConaughey, Matthew Fox e Anthony Mackie, foi inspirado em história real de um acidente de avião que matou time de futebol americano nos Estados Unidos em 1970. A tragédia foi a pior ocorrida com uma equipe esportiva estadunidense até hoje - algo semelhante ao que aconteceu com a queda do voo da Chapecoense em 2016.

Em novembro de 1970, jogadores do Marshall University Thundering Herd, integrantes da equipe técnica, torcedores e tripulantes voltavam para Virginia Ocidental após a derrota em um jogo na Carolina do Norte. Na aterrissagem, o avião se chocou contra árvores e explodiu em chamas, matando todas as 75 pessoas a bordo.

+++ LEIA MAIS: Matthew McConaughey quase foi Jack em Titanic; entenda

Normalmente, a equipe não viaja de avião, pois a distância entre a maioria das partidas podia ser percorrida de ônibus. A universidade quase abriu mão do voo, mas decidiu fretá-lo mesmo assim. Posteriormente, as investigações sobre o acidente concluíram que a queda foi causada por problemas técnicos, falha humana e condições meteorológicas ruins.

O desastre comoveu o país e deixou a população de Huntington, cidade onde fica a universidade, completamente devastada. O programa de futebol americano da instituição quase foi cancelado pelo reitor, mas os técnicos, estudantes e torcedores do time o convenceram de mantê-lo. Uma nova equipe foi escalada nas semanas seguintes com atletas de outros esportes e jogadores da divisão júnior.

+++ LEIA MAIS: Além da Marvel: 5 filmes incríveis para conhecer a carreira de Anthony Mackie [LISTA]

A história ganhou mais de uma adaptação cinematográfica. Em 2000, foi lançado o documentário Marshall University: Ashes to Glory, que narra o recomeço do time e chegou a receber o Emmy de Melhor Documentário Esportivo. Enquanto em 2006, o filme Somos Marshall, também inspirado na tragédia, estreou nos cinemas com nomes como Matthew McConaughey, Mathew Fox e Anthony Mackie no elenco.

As informações são d'O Globo