Spike Lee: 7 filmes icônicos do diretor; Faça a Coisa Certa, Infiltrado na Klan e mais [LISTA]

Um dos cineastas mais aclamados da indústria, Spike Lee completou 65 anos neste domingo, 20 de março

Vitória Campos (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 20/03/2022, às 11h00

None
Spike Lee (Foto: Jesse Grant/Getty Images)

Um dos cineastas mais aclamados da indústria, Spike Lee se tornou conhecido por dirigir filmes com temática racial, os quais fizeram sucesso em Hollywood ao trazer mais conscientização sobre os problemas sociais dos Estados Unidos. 

Lee nasceu em Atlanta, Estados Unidos — e tem uma extensa e aclamada filmografia. O cineasta já ganhou duas estatuetas do Oscar, uma como prêmio honorário e a outra de Melhor Roteiro Adaptado por Infiltrado na Klan (2018). 

+++ LEIA MAIS: Spike Lee quase trabalhou em Space Jam - mas Warner não deixou; entenda

Neste domingo, 20 de março, o cineasta completou 65 anos. Para comemorar, separamos sete filmes icônicos de Spike Lee. As sinopses são do Rotten Tomatoes. Confira: 


Faça a Coisa Certa (1989) 

"Salvatore "Sal" Fragione é o italiano dono de uma pizzaria no Brooklyn. Um morador do bairro, Buggin' Out, fica chateado quando vê que o Wall of Fame da pizzaria exibe apenas atores italianos. Buggin' Out acredita que uma pizzaria em um bairro negro deveria exibir atores negros, mas Sal discorda. O muro se torna um símbolo de racismo e ódio para Buggin' Out e outras pessoas do bairro, e as tensões aumentam."

+++ LEIA MAIS: Além de Spike Lee e Kleber Mendonça Filho: o júri do Festival de Cannes 2021 [LISTA]


Ela Quer Tudo (1986)

"A bela Nola Darling não consegue decidir que tipo de homem quer namorar, então decide namorar três ao mesmo tempo. O primeiro é Greer Childs, um narcisista rico e bonito. Depois, há Jamie Overstreet, um macho alfa estável e superprotetor. Finalmente, há Mars Blackmon, um nerd tímido com um coração de ouro. Infelizmente, enquanto cada pretendente tem suas virtudes, Darling simplesmente não consegue se decidir."


O Plano Perfeito (2006) 

"Um detetive durão (Denzel Washington) enfrenta um astuto ladrão de bancos (Clive Owen), enquanto uma tensa crise de reféns está se desenrolando. Na situação volátil, surge uma mulher chamada Madaline (Jodie Foster), uma misteriosa poderosa que tem uma agenda oculta e ameaça empurrar uma situação tensa além do ponto de ruptura."

+++ LEIA MAIS: Spike Lee diz que Trump ‘entrará para história como Hitler’


Infiltrado na Klan (2018)

"Ron Stallworth é o primeiro detetive afro-americano a servir no Departamento de Polícia de Colorado Springs. Determinado a fazer um nome, Stallworth corajosamente parte em uma missão perigosa: se infiltrar e expor a Ku Klux Klan. O detetive logo recruta um colega mais experiente, Flip Zimmerman, para a investigação secreta de uma vida. Juntos, eles se unem para derrubar o grupo de ódio extremista."


Destacamento Blood (2020) 

"Quatro veteranos afro-americanos lutam contra as forças do homem e da natureza quando retornam ao Vietnã em busca dos restos mortais de seu líder de esquadrão caído e da fortuna de ouro que ele os ajudou a esconder."

+++LEIA MAIS: Spike Lee chama Bolsonaro de 'gângster' no Festival de Cannes


Mais e Melhores Blues (1990) 

"O irresponsável financeiramente Giant administra um grupo de jazz, mas seu saxofonista, Shadow, quer substituí-lo por um homem de negócios melhor. Bleak, o trompetista da banda, tenta então defender seu amigo próximo Giant, levando a uma luta de poder entre os dois músicos. Enquanto Bleak tenta acertar as coisas com seus companheiros de banda e empresário, ele também deve escolher ficar com a doce professora Indigo ou a sensual cantora Clarke."


Malcolm X (1992) 

"Uma homenagem ao polêmico ativista negro e líder da luta pela libertação negra, Malcolm X. Ele atingiu o fundo do poço durante sua prisão nos anos 1950, tornou-se um muçulmano negro e depois um líder da Nação do Islã. Seu assassinato em 1965 deixou um legado de autodeterminação e orgulho racial."

+++ LEIA MAIS: Cannes: os 10 filmes mais incríveis que já participaram do festival


Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem são os atores indicados pela primeira vez?

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Jane Campion se torna primeira mulher com duas indicações à Melhor Direção

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem é o único brasileiro indicado ao Oscar?