Thelma & Louise: 4 curiosidades sobre inesquecível filme com Susan Sarandon e Geena Davis: testes de George Clooney, beijo improvisado e mais [LISTA]

Após 30 anos do lançamento, Thelma & Louise se tornou um clássico pela representação da mulher do cinema, roteiro e atuações memoráveis

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 19/09/2021, às 12h00

None
Susan Sarandon e Geena Davis em Thelma & Louise (1991) (Foto: Divulgação)

Mesmo após 30 anos do lançamento, Thelma & Louise (1991) continua sendo um clássico do cinema pela maneira empoderada - e pioneira - de representar a mulher, atuações memoráveis de Susan Sarandon, Geena Davis e Brad Pitt e, sem dúvidas, pelo roteiro divertido e original. 

O filme dirigido por Ridley Scott conta a história de uma garçonete e uma jovem dona de casa do Arkansas, EUA, que resolvem viajar para escapar do tédio e da rotina. Contudo, o passeio tranquilo de um final de semana se transforma em uma perseguição policial com destino ao México (e à liberdade). 

+++ LEIA MAIS: Por que Thelma & Louise, estrelado por Susan Sarandon, recebeu mensagens de ódio de críticos homens?

Na época, não era tão comum ver mulheres estrelando filmes desse gênero, mas, felizmente, a inovação se tornou um sucesso. Thelma & Louise foi indicado ao Oscar em cinco categorias, e venceu o prêmio de Melhor Roteiro Original

Para comemorar os 30 anos de Thelma & Louise, confira quatro curiosidades sobre o filme: 

+++ LEIA MAIS: 'Mudança não aconteceu' para as mulheres no cinema, diz Geena Davis


Personagem de Brad Pitt quase foi interpretado por outro ator bem conhecido

Brad Pitt como J.D. em Thelma & Louise (1991) (Foto: Divulgação)
Brad Pitt como J.D. em Thelma & Louise (1991) (Foto: Divulgação)

 

Com a incrível performance de Brad Pitt como o cowboy fora da lei J.D., é difícil imaginar outro ator interpretando o personagem - mas, inacreditavelmente, George Clooney fez cinco testes para o papel. 

No entanto, após assistir ao filme, Clooney concordou que Pitt foi uma ótima escolha. 
"Quando eu vi, pensei que realmente era a escolha certa. Ele era muito bom nisso, e eu teria estragado de alguma forma,” contou o ator ao The Hollywood Reporter.

+++ LEIA MAIS: Brad Pitt faz 57 anos; relembre personagens marcantes do astro - e galã - de Hollywood [LISTA]


Inspiração para canções

Susan Sarandon em Thelma & Louise (1991) (Foto: Divulgação)
Caption

 

Curiosamente, o filme serviu como inspiração para duas músicas. Após a cantora e compositora Tori Amos assistir à produção, teve coragem para escrever a sensível canção "Me and a Gun,” na qual relata um estupro sofrido por ela seis anos antes. 

Além dela, Fito Paez, cantor argentino, foi totalmente influenciado por Thelma & Louise na hora de escrever "Dos Días en la Vida" - sucesso de 1992 que conta a história das protagonistas desde a cena no bar até o final do filme.

+++ LEIA MAIS: Brad Pitt foi mascote vestido de frango antes de ser o galã de Hollywood


O final quase foi bem diferente… 

Thelma & Louise (1991) (Foto: Divulgação)
Thelma & Louise (1991) (Foto: Divulgação)

 

O final de Thelma & Louise (1991) se tornou uma dos mais icônicos do cinema - contudo, 
a cena quase foi bem diferente. Ridley Scott queria que Louise empurrasse Thelma para fora do carro segundos antes de saltarem do penhasco. Assim, Thelma sobreviveria e Louise seria a única vítima fatal.


Beijo final foi improvisado 

Susan Sarandon e Geena Davis em Thelma & Louise (1991) (Foto: Divulgação)
Geena Davis e Susan Sarandon em Thelma & Louise (1991) (Foto: Divulgação)

 

Diretor Ridley Scott autorizava os atores a improvisarem no set - e isso rendeu uma cena icônica. O beijo de despedida entre Thelma e Louise não estava no roteiro, e surgiu como uma ideia de Susan Sarandon (Louise)

+++ LEIA MAIS: Mulheres dirigiram número recorde de filmes em 2020, aponta estudo

No documentário Celluloid Closet (1995), Sarandon revelou ter mantido a ideia em segredo, contando apenas para a colega de elenco Geena Davis sobre suas pretensões. Felizmente, a cena foi ao ar - e enlouqueceu os fãs com o momento marcante.