Tom Hanks: 8 filmes imperdíveis do ator disponíveis na HBO Max; Forrest Gump, O Resgate do Soldado Ryan e mais [LISTA]

Da comédia ao drama, Tom Hanks estreou 57 filmes ao longo da carreira, confira alguns dos sucessos do ator disponíveis na HBO Max

Beatriz Bim (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/01/2022, às 17h00 - Atualizado em 27/01/2022, às 18h28

None
Tom Hanks em Forrest Gump e O Resgate do Soldado Ryan (Foto: Reprodução)

Com 40 anos de carreira, Tom Hanks é um dos atores mais influentes de Hollywood. De papéis hilários a performances dramáticas, a versatilidade do astro esteve presente em alguns dos momentos mais icônicos da história do cinema.

Hanks iniciou a trajetória nas telas aos 24 anos, no filme Trilha de Corpos (1980). Logo migrou para a TV, onde estrelou por dois anos a série Bosom Buddies(1980), primeiro trabalho em comédia do ator. O notável desempenho de Tom rendeu convites para participar das sitcoms Táxi (1978), Caras & Caretas(1982) e Happy Days (1974). Alguns anos depois, veio o sucesso nos cinemas com o papel de Allen no filme Splash - Uma Sereia em Minha Vida(1984).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por IMDb (@imdb)

+++LEIA MAIS: Finch: Trailer, estreia e tudo que sabemos sobre filme com Tom Hanks da Apple TV+ [LISTA]

Apesar do êxito com as comédias, Tom ganhou o primeiro Oscar com o drama Philadelphia (1992) e foi indicado a seis estatuetas — levando ao segundo prêmio — pelo desempenho em Forrest Gump (1994). Hanks também foi indicado a onze Globos de Ouro, sete SAG Awards e cinco BAFTA.

De um bondoso garoto com QI abaixo da média a um maquinista de trem com destino ao Polo Norte, listamos oito filmes imperdíveis de Tom Hanks disponíveis na HBO Max. Confira:

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tom Hanks (@tomhanks)

+++LEIA MAIS: Filho de Tom Hanks e Rita Wilson critica vacinação após os pais vencerem covid-19: ‘É a por** de uma gripe’


Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)

Forrest Gump - O Contador de Histórias acompanha Forrest (Tom Hanks), um inocente garoto com QI abaixo da média. Graças ao apoio da mãe (Sally Field), nunca considerou ser menos capacitado. Com jeito desprevenido e ingênuo Gump sabe aproveitar a vida e participa de alguns dos momentos mais cruciais da história da humanidade.

Com os anos 1960 como plano de fundo, Forrest torna-se estrela do futebol americano universitário, luta na Guerra do Vietnã, funda uma empresa especializada em pesca de camarões e conhece personalidades como John F. Kennedy e John Lennon. No entanto, a pessoa com quem o garoto mais se preocupa é a mais difícil de salvar — o amor de infância dele, Jenny (Robin Wright).

+++LEIA MAIS: De Gangues de Nova York a Velocidade Máxima: 5 grandes papéis que Tom Hanks recusou [LISTA]

O filme ganhou seis Oscars, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Ator, e ensina importantes lições sobre relacionamentos, traumas, gentileza, coragem e lealdade.


O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Dirigido pelo renomeado cineasta Steven Spielberg, Resgate do Soldado Ryan(1998), acompanha o Capitão John H. Miller (Tom Hanks) e sete homens (Tom Sizemore, Adam Goldberg, Barry Pepper, Vin Diesel, Edward Burns, Giovanni Ribisi e Jeremy Davies) enquanto entram em território inimigo para resgatar o soldado James Francis Ryan (Matt Damon) - o último sobrevivente de quatro irmãos militares.

+++LEIA MAIS: Tom Hanks quase participou de Friends; entenda

Ambientado na Invasão da Normandia na Segunda Guerra Mundial, o filme foi aclamado pela crítica e pelo público devido ao retrato fiel da guerra. A obra propõe reflexões sobre os conflitos armados e o valor da vida de um homem.

A história é baseada nos quatro irmãos Niland, soldados do Exército estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial. Três deles - Robert, Preston e Edward - foram supostamente mortos em ação, e o irmão restante, Fritz (quem o personagem Ryan foi baseado), foi enviado de volta para terra natal.

+++LEIA MAIS: Pesquisa revela que 46% dos americanos votariam em The Rock para presidente em 2024

O Resgate do Soldado Ryan acumulou US$ 481,8 milhões, filme mais lucrativo do ano e foi indicado a 11 Oscars, rendendo a Spielberg o segundo prêmio da Academia como Melhor Diretor.


Náufrago (2000)

Náufrago (2000) conta a história do executivo da empresa de correios FedEx, Chuck Noland (Tom Hanks), quem sofre um acidente de avião e cai no Oceano Pacífico. O empresário é o único sobrevivente do voo e procura abrigo em uma ilha deserta. Quando as tentativas de Chuck em pedir ajuda fracassam, aprende a sobreviver na ilha acompanhado apenas pela bola de vôlei - e amigo - Wilson.

+++LEIA MAIS: Atriz de Quero Ser Grande diz que cena romântica com Tom Hanks nunca seria feita hoje

Dirigido e produzido por Robert Zemecki, o filme inovou ao sustentar a história com apenas um personagem na maior parte do tempo. Além de Tom Hanks, o elenco é composto por Helen Hunt (Melhor É Impossível), Nick Searcy (Justified), Chris Noth (Sex and the City), Lari White (Onde o Amor Está), Vince Martin (A Dança das Sombras), Michael Forest (A Besta da Caverna Assombrada) e Jay Acovone (Mergulho no Inferno).

Náufrago recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator e Melhor Mixagem de Som e Tom Hanks ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em filme dramático pela performance no longa.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Por que prestar atenção na trilha sonora de Relatos do Mundo?


Prenda-Me Se for Capaz (2002)

Baseado na autobiografia do golpista mais precoce dos Estados Unidos, Prenda-Me Se for Capaz(2002) acompanha Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio), um garoto menor de idade considerado mestre do engano e falsificador brilhante.

Frank finge ser médico, advogado e co-piloto enquanto fatura milhões de dólares. Carl Hanratty (Tom Hanks), agente do FBI obcecado pelo garoto, tem como missão capturar Frank e levá-lo à justiça. Mas para isso precisa primeiro encontrá-lo - e o jovem está sempre um passo à frente.

+++LEIA MAIS: Astro de WandaVision fez Tom Hanks soltar pum em set de O Código Da Vinci

Além de Hanks e DiCaprio, o longa conta com Ellen Pompeo (Grey's Anatomy), Christopher Walken (Pulp Fiction), Martin Sheen (Apocalypse Now), James Brolin (Sweet Tooth), Amy Acker (Person Of Interest), Nathalie Baye (Les Gardiennes), Amy Adams (Encantada) e Jennifer Garner (De Repente 30). O filme concorreu a dois Oscars.


O Terminal (2004)

Também dirigido por Steven Spielberg, O Terminal(2004) acompanha Viktor Navorski (Tom Hanks), um turista da fictícia Krakozhia, ao chegar no aeroporto de Nova York. Com o visto negado e uma guerra ocorrendo na terra natal do personagem, Viktor está preso nos Estado Unidos indefinidamente. Ao viver no aeroporto, o turista se apaixona pela comissária de bordo (Catherine Zeta-Jones).

+++LEIA MAIS: 3 motivos para assistir Relatos do Mundo, novo filme de Tom Hanks na Netflix [LISTA]

O filme é inspirado na história do refugiado iraniano Merhan Nasseri. O elenco conta com Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada), Zoe Saldana (Guardiões da Galáxia), Diego Luna (Rogue One: Uma História Star Wars), Barry Shabaka Henley (Colateral), Kumar Pallana (A Outra Terra) e Chi McBride (Eu, Robô).


Expresso Polar (2004)

Animação baseada no livro infantil homônimo de Chris Van Allsburg, Expresso Polar (2004) conta a história de um garoto (Josh Hutcherson) ao avistar na véspera de natal um misterioso trem com destino ao Polo Norte.

+++LEIA MAIS: Tom Hanks temia que Forrest Gump fosse um fracasso total

Sem acreditar no Papai Noel, o jovem é convidado a bordo pelo condutor do veículo (Tom Hanks). Com outras crianças, embarca em uma jornada de autodescoberta e explora o maravilhoso mundo de quem nunca deixa de acreditar.

O elenco conta com Nona Gaye (Matrix), Jimmy Bennett (A Órfã), Charles Fleischer (Uma Cilada Para Roger Rabbit), o cantor Steven Tyler e Michael Jeter (À Espera de um Milagre). Expresso Polar recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e uma ao BAFTA Awards.

+++LEIA MAIS: Tom Hanks mostra novo penteado para cinebiografia de Elvis Presley: ‘Horrível’


Larry Crowne - O Amor Está de Volta (2011)

Larry Crowne (Tom Hanks), fiel e exemplar funcionário de uma loja, é demitido devido à falta de diploma universitário. Afogando-se em dívidas e incerto sobre a vida, matricula-se na faculdade, onde é aceito por uma comunidade de desajustados em busca de um futuro melhor. A possibilidade de romance entra em cena quando Larry conhece Mercedes Tainot (Julia Roberts), uma professora sem esperanças no ensino e no amor.

O elenco conta com Cedric the Entertainer (The Neighborhood), Taraji P. Henson (Estrelas Além do Tempo), Gugu Mbatha-Raw (Belle), Wilmer Valderrama (That '70s Show), Bryan Cranston (Breaking Bad), Pam Grier (Jogada Certa), Rami Malek (Bohemian Rhapsody), Maria Canals Barrera (Os Feiticeiros de Waverly Place), Rita Wilson (Mamma Mia!) e George Takei (Jornada nas Estrelas).

+++LEIA MAIS: Tom Hanks acredita que os cinemas vão sobreviver à pandemia: “Absolutamente”


Um Lindo Dia na Vizinhança (2019)

Inspirado em uma história real, Um Lindo Dia na Vizinhança(2019) acompanha o jornalista investigativo Tom Junod (Matthew Rhys), quem tem a missão de elaborar uma reportagem sobre Fred Rogers (Tom Hanks), apresentador de um popular programa infantil.

Tom entrevista o Sr. Rogers com ceticismo, pronto para provar a verdadeira índole do apresentador. Mas a empatia, gentileza e bondade de Roger muda a visão pessimista de Vogel sobre a vida, forçando o repórter a reconciliar-se com o passado doloroso.

+++LEIA MAIS: Tom Hanks sempre fica 'perdido' quando grava novo filme, admite

O elenco conta com Susan Kelechi Watson (This Is Us), Chris Cooper (Seabiscuit: Alma de Herói), Enrico Colantoni (Flashpoint), Maryann Plunkett (Desafiando a Arte), Tammy Blanchard (Tallulah), Wendy Makkena (Mudança de Hábito), Carmen Cusack (Sorry for Your Loss),  Maddie Corman (Ira & Abby) e Christine Lahti (Evil).

O filme propõe comoventes lições sobre bondade, e possui 96% de aprovação no site de críticas Rotten Tomatoes. Um Lindo Dia na Vizinhança rendeu a Hanks uma indicação ao Oscar na categoria Melhor Ator Coadjuvante.