Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Top Gun 2: Tom Cruise não queria fazer sequência pois achava ‘irresponsável’

Há 32 anos, Tom Cruise afirmou que não tinha planos para sequência de Top Gun

Redação Publicado em 03/05/2022, às 15h56 - Atualizado em 15/05/2022, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tom Cruise em Top Gun: Maverick (Foto: Reprodução)
Tom Cruise em Top Gun: Maverick (Foto: Reprodução)

Tom Cruise afirmou que não faria Top Gun 2 porque seria “irresponsável” mais de três décadas antes da sequência estrear nos cinemas. Em uma entrevista à Playboy (via Variety) em 1990, Cruise revelou que não tinha planos de continuar a história de Top Gun (1986).

“Algumas pessoas achavam que Top Gun era um filme de direita para promover a Marinha. E muitas crianças adoraram. Mas quero que as crianças saibam que a guerra não é assim - que Top Gun foi apenas um passeio de parque de diversões, um filme divertido com classificação PG-13 que não deveria ser realidade. É por isso que não continuei fazendo Top Gun 2, 3, 4 e 5. Isso teria sido irresponsável,” explicou.

+++ LEIA MAIS: Top Gun 2: Como Tom Cruise foi convencido a realizar sequência?

No entanto, Cruise mudou de ideia e 36 anos depois Top Gun 2 está estreando nos cinemas. Na sequência, ator retorna ao papel Maverick e treina uma equipe de pilotos. Em entrevista à Total Film, Cruise revelou como a experiência que ele tinha no assunto o ajudou a treinar verdadeiramente o elenco para que eles conseguissem um resultado realista.

“Desenvolvi um programa inteiro para os atores, e como poderíamos colocá-los nos [jatos F/A-18]. Era cada passo do caminho. Tive que ensiná-los a voar. Tive que ensiná-los a lidar com GS (Ground Speed – velocidade em relação ao solo). Tive que colocá-los confiantes no avião,” revelou.

+++ LEIA MAIS: Top Gun 2: Tom Cruise criou programa de treinamento para novos atores do filme; entenda

Além de Cruise, Top Gun: Maverick conta com Miles Teller, Glen Powell e Monica Barbaro no elenco e chega aos cinemas em 27 de maio de 2022. De acordo com a sinopse oficial, “depois de mais de trinta anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, é lá o lugar de Pete 'Maverick' Mitchell (Tom Cruise), forçando a barra como um piloto de teste corajoso e evitando o avanço na classificação que o aterraria.”

“Quando se vê treinando um grupo de graduados Top Gun para uma missão especializada como nenhum piloto vivo jamais viu, Maverick encontra o tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), indicativo de chamada: ‘Rooster,’ filho do falecido amigo de Maverick e o oficial de interceptação de radar, tenente Nick Bradshaw, também conhecido como ‘Goose’.”

+++ LEIA MAIS: Tom Cruise: Top Gun 2 e Missão Impossível 7 têm estreias adiadas por causa de covid-19

“Enfrentando um futuro incerto e confrontando os fantasmas de seu passado, Maverick é levado a um confronto com seus próprios medos mais profundos, culminando em uma missão que exige o sacrifício final daqueles que serão escolhidos para voá-la.”

Críticas positivas

Segundo as primeiras críticas, a sequência do filme de 1986, Top Gun: Maverick (2022), pode ser melhor que o original. Confira:

“Chegando 26 anos após o primeiro filme, Top Gun: Maverické uma sequência rara que não é apenas melhor que o original, mas retroativamente torna a história de Top Gun mais profunda.”
Screen Rant

“A parte mais memorável de Top Gun: Maverick – e as cenas que farão as novas gerações incharem de orgulho e bajulação pelo bom e velho heroísmo americano – são os combates aéreos e as manobras táticas dos pilotos. Assim como deveriam ser. A melhor coisa que este filme faz é aumentar a ação analógica visceral sobre o bombardeio entorpecente usual de falsificação de CGI, uma escolha fortalecida por ter os atores nas cabines de pilotagem aéreos durante as filmagens.”
The Hollywood Reporter

“Ao falar sobre Top Gun: Maverick, é difícil não parecer hiperbólico, mas este é o caso raro em que merece absolutamente todos os elogios maciços. Top Gun: Maverickmelhora o original de todas as maneiras concebíveis (bem, a trilha sonora não tem Berlim, então isso é um golpe contra ela), e o faz de uma maneira que pode tornar esta uma das maiores sequências já feitas.”
Collider

Top Gun: Maverickconta como uma sequência digna de sucesso e fracasso em muitas das mesmas maneiras que o original. É outro anúncio de recrutamento militar e choro masculino que parece que todo filme da Segunda Guerra Mundial foi alimentado em algoritmo, e as sequências de voo são de tirar o fôlego o suficiente para fazer você esquecer que esses caras e garotas estão envolvidos no tipo de cenários de combate que iniciam guerras.”
The Wrap

“Se Top Gunfoi um filme divertido porque inventou Tom Cruise, Maverické um ótimo filme porque o imortaliza. Não é um filme de Tom Cruise, mas sim Tom Cruise: O Filme, e quando terminar, até mesmo os críticos mais ferozes podem ter que admitir que sentirão falta dele quando ele se for.”
IndieWire

Top Gun: Maverické uma explosão de fumaça de pós-combustão e altas emoções que certamente agradarão o público que procura um sucesso de bilheteria clássico do verão.”
IGN