Top Gun 2 utilizou mais de 40 modelos para recriar voz de Val Kilmer com inteligência artificial

Val Kilmer retornou para o elenco de Top Gun 2 e teve uma breve fala após perder a voz por conta de um câncer na garganta em 2014

Redação Publicado em 01/06/2022, às 10h35 - Atualizado em 02/06/2022, às 10h45

None
Val Kilmer em Top Gun (Foto: Reprodução / IMDb)

[Atenção: Contém spoilers de Top Gun: Maverick]

Para reprisar o papel de Tom “Iceman” Kazansky em Top Gun: Maverick(2022), Val Kilmer precisou da ajuda de mais de 40 modelos de voz, selecionados a partir de inteligência artificial, para conseguir falar novamente no filme. Ator perdeu a habilidade de falar após um câncer na garganta em 2014.

+++ LEIA MAIS: Top Gun 2 é melhor que o original, destacam primeiras críticas

O roteiro de Top Gun 2 também colocou Iceman na mesma condição de Kilmer, perdendo a voz por conta de um câncer e se comunicando apenas digitando. No entanto, ator tem uma pequena fala, que foi feita utilizando inteligência artificial.

Segundo a Forbes (via Variety), Kilmer utilizou o mesmo processo usado em agosto de 2021, fruto de uma parceria com Sonantic para criar uma inteligência artificial que desse voz a ele. O ator forneceu à empresa horas de imagens de arquivo com a voz original que foi usada pelos algoritmos da empresa e transformada em modelo.

+++ LEIA MAIS: Top Gun 2: Tom Cruise não quer filme em plataformas de streaming; entenda

“No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo,” explicou John Flynn, CTO e cofundador da Sonantic, em comunicado à Forbes. “Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente.”

Segundo a publicação, a empresa limpou antigas gravações de áudio de Kilmer e usou um “motor de voz” para ensinar o modelo a falar como o ator. Esse mecanismo tinha cerca de 10 vezes menos dados do que um projeto típico, o que não era suficiente. Por isso, a empresa decidiu criar mais algoritmos que pudessem reproduzir um modelo de voz com mais qualidade utilizando os dados disponíveis.

+++ LEIA MAIS: Tom Cruise proibiu festas da equipe de Top Gun 2; entenda

“Sou grato a toda a equipe da Sonantic que magistralmente restaurou minha voz de uma maneira que nunca imaginei ser possível. Como seres humanos, a capacidade de comunicação é o centro de nossa existência e os efeitos colaterais do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem. A chance de narrar minha história, em uma voz que parece autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial,” disse Kilmer em comunicado.


Top Gun: Maverick

Sequência de Top Gun (1986), filme conta com Tom Cruise, Miles Teller, Glen Powell e Monica Barbaro no elenco e acompanha Pete 'Maverick' Mitchell (Tom Cruise) treinando uma nova equipe de graduados Top Gun para uma missão especializada. Longa chegou aos cinemas em 26 de maio de 2022. Confira o teaser: