Wes Anderson: 5 filmes icônicos do diretor - O Grande Hotel Budapeste, Moonrise Kingdom e mais [LISTA]

Conhecido por criar um universo próprio a cada filme, Wes Anderson completou 53 anos no início de maio

Redação Publicado em 08/05/2022, às 12h00

None
Wes Anderson (Foto: Stefania M. D'Alessandro/Getty Images for Fondazione Prada)

Um dos diretores mais populares e originais da indústria, Wes Anderson tem um estilo próprio muito fácil de reconhecer. Simetria, diversas cores, diálogos peculiares e atuações excêntricas são aspectos frequentemente vistos nos filmes do cineasta.  

Toda essa excentricidade de Anderson foi reconhecida em premiações. O diretor foi indicado três vezes à Melhor Roteiro Original no Oscar, por Os Excêntricos Tenenbaums(2001), Moonrise Kingdom (2012) e O Grande Hotel Budapeste (2014), este último também lhe rendeu a indicação de Melhor Diretor. Além disso, o cineasta concorreu por Melhor Animação com O Fantástico Sr. Raposo (2014). 

+++ LEIA MAIS: 5 motivos que tornam os filmes de Wes Anderson únicos [LISTA]

No último domingo, 1º de maio, Anderson completou 53 anos. Pensando nisso, separamos cinco filmes icônicos do diretor. As sinopses são do Rotten Tomatoes. Confira:


Os Excêntricos Tenenbaums (2001) 

"Royal Tenenbaum e sua esposa Etheline tiveram três filhos e depois se separaram. Todas as três crianças são extraordinárias — todas gênios. Praticamente toda a memória do brilhantismo dos jovens Tenenbaums foi posteriormente apagada por duas décadas de traição, fracasso e desastre. A maior parte disso era geralmente considerada culpa de seu pai. The Royal Tenenbaums é a história do repentino e inesperado reencontro da família em um inverno recente."

+++ LEIA MAIS: Vídeo evidencia a simetria milimétrica nos filmes de Wes Anderson; assista


Moonrise Kingdom (2012) 

"O ano é 1965, e os moradores de New Penzance, uma ilha na costa da Nova Inglaterra, habitam uma comunidade que parece intocada por algumas das coisas ruins que acontecem no resto do mundo. Sam e Suzy, de 12 anos, apaixonam-se e decidem fugir. Mas uma violenta tempestade está se aproximando da ilha, forçando um grupo de adultos peculiares a mobilizar um grupo de busca e encontrar os jovens antes que a calamidade aconteça."


O Grande Hotel Budapeste (2014) 

"Na década de 1930, o Grande Budapest Hotel é uma popular estância de esqui europeia, presidida pelo concierge Gustave H. Um garoto de lobby torna-se amigo e protegido de Gustave. Gustave orgulha-se de prestar um serviço de primeira classe aos hóspedes do hotel, incluindo a satisfação das necessidades sexuais das muitas mulheres idosas que lá se hospedam. Quando um dos amantes de Gustave morre misteriosamente, ele se torna o destinatário de uma pintura inestimável e o principal suspeito de seu assassinato."

+++ LEIA MAIS: Os comerciais dirigidos por Wes Anderson são tão bons quanto os próprios filmes do cineasta; assista


O Fantástico Sr. Raposo (2009) 

"Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Fox quebra uma promessa à sua esposa e invade as fazendas de seus vizinhos humanos, Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais põe em perigo não apenas seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos animais. Quando os fazendeiros forçam o Sr. Fox e companhia para o subterrâneo profundo, ele tem que recorrer à sua astúcia natural para superar a oposição."


A Vida Marinha com Steve Zissou (2004) 

"O renomado oceanógrafo Steve Zissou jurou vingança contra o raro tubarão que devorou ​​um membro de sua tripulação. Além de sua equipe regular, ele é acompanhado em seu barco por Ned, um homem que acredita que Zissou seja seu pai, e Jane, uma jornalista grávida de um homem casado. Eles viajam pelo mar, muitas vezes encontrando piratas e, talvez de forma mais traumática, várias figuras do passado de Zissou, incluindo sua ex-esposa, Eleanor."

+++ LEIA MAIS: Inspirada por Wes Anderson, banda The Outs lança o clipe de Mistério