Will Smith é banido do Oscar por 10 anos

Após tapa em Chris Rock no Oscar 2022, Will Smith foi banido da cerimônia até 2032

Redação Publicado em 08/04/2022, às 16h33

None
Will Smith (Foto: Neilson Barnard/Getty Images)

Após tapa em Chris Rock no Oscar 2022, ator Will Smith foi banido da cerimônia e de qualquer evento promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas até 8 de abril de 2032. Segundo Deadline, a decisão foi anunciada nesta sexta pelo presidente da Academia David Rubin e a CEO Dawn Hudson.

“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado ao Oscar,” disseram em carta aos membros da academia durante uma reunião virtual realizada nesta manhã.

+++ LEIA MAIS: Will Smith passará por processos disciplinares após renúncia, diz presidente da Academia

“Também esperamos que isto possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados,” afirmaram. Em comunicado direcionado à Academia, Smith afirmou que “aceita e respeita a decisão.”

Oscar: Por que Will Smith deu soco em Chris Rock?

A confusão começou após uma piada de Chris Rock sobre o cabelo de Jada Pinkett-Smith, esposa de Will. Rapidamente, Smith subiu ao palco da cerimônia e agrediu Rock no rosto. Rock então tentou dar sequência à apresentação, enquanto Will Smith, de volta a sua mesa, gritava: "tire o nome de minha mulher da p*rra da sua boca".

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Will Smith renuncia vaga na Academia; entenda

Apesar de não se desculpar com Rock durante o discurso - apenas à Academia e os colegas indicados - Smith comentou sobre o ocorrido nas redes sociais na segunda, 28. "Gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de linha e estava errado,” escreveu.