Zé do Caixão: Produtora de Elijah Wood desenvolve reboot do personagem icônico; entenda

Personagem emblemático do cinema brasileiro, Zé do Caixão terá um reboot em inglês feito pela produtora de Elijah Wood, astro de O Senhor dos Anéis

Redação Publicado em 14/10/2021, às 10h55

None
Zé do Caixão em cena de Ritual dos Sádicos (1960) (Foto: Reprodução)

A produtora SpectreVision, fundada por Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) em parceria com Daniel Noah e Josh C. Waller, tem foco em um novo personagem: Zé do Caixão. O icônico agente funerário brasileiro ganhará um reboot em inglês, conforme explicou o site Screen Daily (via Jovem Nerd).

Zé do Caixão é mundialmente conhecido pelos filmes de terror, e tinha como intérprete José Mojica Marins. Ator, produtor, diretor e roteirista, ele é considerado o “pai” do terror nacional. O agente funerário é uma importante figura internacional — e, por isso, uma versão “mais moderna” foi pensada.

+++ LEIA MAIS: Mestro do Horror, Zé do Caixão enfrenta medo da altura ao sobrevoar São Paulo

A One Eyed Films, empresa do Reino Unido, detém os direitos da biblioteca do personagem e realizou a negociação para o reboot. Um porta-voz comentou os objetivos do projeto: “Uma versão mais moderna e acessível do personagem, fiel ao público do Zé do Caixão, mas apresentando este universo para um público novo e mais amplo”.

Noah, um dos fundadores da produtora SpectreVision, confirmou o projeto com Zé do Caixão, e afirmou a importância do personagem: “O Zé do Caixão é um ‘bicho-papão’ único, que merece ser reimaginado para a cultura contemporânea.”

+++LEIA MAIS: Morre o José Mojica Marins, o rei do cinema de terror brasileiro Zé do Caixão

Estamos ansiosos para criar uma nova produção, que capture a arte sombria e singular criada por [José Mojica] Marins, para os dias atuais

Além de um reboot em inglês de Zé do Caixão, a produtora negociou a versão em espanhol do personagem, passada no México. Para isso, Lex Ortega será diretor e roteirista, além de ter Adrian Garcia Bogliano também responsável pelo roteiro.

+++LEIA MAIS: Como José Mojica encerrou a trilogia Zé do Caixão com carne podre, vermes e transsexual crucificada; e a Rolling Stone visitou o set

Apesar de não haver informações sobre lançamento ou detalhes de elenco dos reboots de Zé do Caixão, os planos da produtora também envolvem o lançamento de versões remasterizadas dos filmes brasileiros no Reino Unido.

José Mojica Marins: o Zé do Caixão

Em fevereiro de 2020, aos 83 anos faleceu José Mojica Marins. Ele é considerado um dos maiores cineastas da história do Brasil e rei do cinema de terror nacional, principalmente devido à criação (e interpretação) do personagem Zé do Caixão.

+++LEIA MAIS: 5 filmes de terror dos anos 1980 que mereciam um remake: Halloween III, Acampamento Sinistro e mais [LISTA]

O personagem icônico foi introduzido às telonas em 1963 com o lançamento do terror À Meia-Noite Levarei Sua Alma, dirigido por Mojica. A produção recebeu diversos prêmios, como o L'Ecran Fantastique, Prêmio Tiers Monde da imprensa na Convention du Cinema Fantastique e Prêmio Especial no Festival de Cine Fantástico y de Terror de Sitges

Ainda, o filme que introduziu um dos personagens mais marcantes do cinema brasileiro entrou para a lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos. O personagem apareceu em outros 10 filmes ao longo de mais de 50 anos.

+++ LEIA MAIS: 7 filmes de terror para assistir no streaming: Rua do Medo, Um Clássico Filme de Terror e mais