Os 25 melhores discos internacionais de 2007

Redação Publicado em 09/01/2008, às 10h30 - Atualizado em 11/01/2008, às 13h22

1. LCD Soundsystem

Sound of silver

EMI

Este é o tipo de álbum em que a sua música preferida muda de semana em semana. Será que é a pegada política punk-funk e desleixada de "North American Scum"? Ou seria "Someone Great", um hino de luto a uma relação morta com um tributo absurdamente sincero ao Human League? E que tal "All My Friends", em que piano, guitarras e sintetizadores crescem em um épico vibrante na mesma escala de "Heroes", de David Bowie? Por todo o disco, ritmos se transformam em pegadas e pegadas se transformam em batidas, até que a diferença entre os dois deixa de existir. James Murphy, do LCD, sempre foi um mago do estúdio, mas nem seus maiores fãs sonharam que ele faria uma obra-prima como esta.

2. Amy Winehouse

Back to Black

Universal

É como uma mímica da Motown - o inglês Mark Ronson, que produziu metade deste álbum, é um homem cheio de recursos musicais. Mas Amy Winehouse, o grande destaque das manchetes dos tablóides em 2007, escreve e canta sobre vícios (homens, o pior tipo de diversão, o conforto frio das lágrimas) com uma mágoa estridente e intensamente pessoal que é blues de verdade. O sexo e a perda são brutais e explícitos na canção-título, efeito de melancolia ainda mais marcante devido aos ecos de Ronson de "Where Did Our Love Go", das Supremes. Mas quando Winehouse avisa "I Told You I Was Trouble" (eu disse que causaria problemas), em "You Know I'm No Good", é difícil não desejar que ela estivesse apenas representando.

3. Arcade Fire

Neon Bible

Slag Records

Um mar de som sobre religiões enlouquecidas, clima desenfreado, privacidade sitiada e outras sensações ruins que vêm por aí. A ousadia cheia de pompa e o apelo a causas nobres lembram U2 ou Bruce Springsteen, sendo que nenhum dos dois atingiu o clima de intimidade que vem ao Arcade Fire com tanta naturalidade - trata-se de uma banda de sete integrantes que cria deliciosas melodias nascidas do medo e dos presságios.

4. Radiohead

In Rainbows

inrainbows.com

5. Bruce Springsteen

Magic

Sony/BMG

6. Klaxons

Myths Of The Near Future

Universal

7. Kanye West

Graduation

Universal

8. Feist

The Reminder

Universal

9. Arctic Monkeys

Favourite Worst Nightmare

EMI

10. Justice

Cross

Warner

Confira os outros 15 classificados e suas respectivas resenhas em nossa edição 16 (janeiro/2008), que está nas bancas