Múltiplos Racionais

Enquanto o novo disco do Racionais MC's não sai, membros do grupo se dividem em outros projetos

André Maleronka Publicado em 07/05/2008, às 17h38 - Atualizado em 04/08/2008, às 18h08

KL Jay, Mano Brown e companhia fizeram seus primeiros shows na Europa

O DJ KL Jay e o MC Edy Rock têm se apresentado em conjunto - simultaneamente à outra metade do grupo, os MCs Mano Brown e Ice Blue, que se apresentam junto a membros dos grupos Rosana Bronks e UTime no coletivo batizado como Bang Loko. Ao contrário de uma possível cisão no maior grupo de rap do Brasil, é uma estratégia de diversificação. "Isso só soma, só fortalece o próprio Racionais, e a cultura do rap no Brasil", diz KL Jay, que ainda mantém uma residência semanal de discotecagem em São Paulo, terminou sua primeira mixtape e comanda duas gravadoras. "A gente tá mais forte do que nunca. Neste momento, eu estou no hotel com o Racionais, vamos à noite fazer shows em Lisboa e Londres." As apresentações nesta que é a primeira vez do grupo na Europa são algumas das poucas que os rappers têm feito. A diminuição do ritmo também está relacionada ao aguardado disco novo do grupo - o último, Nada como Um Dia Após Outro Dia, saiu em 2002. "Anos fazendo show do mesmo disco cansa um pouco, mesmo a gente, por isso fazer separado". KL Jay produz algumas das faixas e sobre o disco, ainda sem nome, diz apenas: "A gente quer lançar neste ano ainda".

O Bang Loko é formado por Brown, Ice Blue, Dom Pixote, Eduardo, do Rosana Bronks, e pelo DJ Ajamu, que toca no UTime ao lado de Dom Pixote. "O nome (do projeto) eu que inventei! Era o que falava quando eu roubava, como me referia ao que fazia", explica Dom Pixote. Como tudo que vem do campo Racionais, "bang loko" virou gíria de alcance nacional: "Todo mundo abraçou. Chegamos pra show em Porto Alegre e os grupos de lá falando 'bang loko, tchê' [risos]", continua o líder do UTime. O novo grupo já gravou uma faixa com a Banda Black Rio e fez mais de 30 shows por todo o país. Novas gravações não estão em perspectiva imediata. "A idéia do Brown em formar o Bang é ajudar a gente a engrenar na cena, expandir mesmo", comenta Eduardo.

Enquanto isso, o DJ do Racionais prepara o lançamento em CD e DVD de sua mixtape pelo seu selo 4P, sociedade com o rapper Xis, e articula uma possível ida a Nova York para três apresentações. Rotação 33 - Fita Mixada combina batidas produzidas aqui no Brasil (originalmente usadas por MV Bill, Xis, e pelo próprio Racionais) e novos MCs participam - Gaspar, do Z'África Brasil, Max B.O., Kamau, além dos cariocas Aori e De Leve, entre outros. Em sua outra gravadora, chamada Equilíbrio, KL Jay já lançou revelações recentes do rap nacional, como Relatos da Invasão e Cagebê, e pretende lançar a MC de Brasília Flora Mattos em 2009. Se essas expansões nas atividades individuais do Racionais vão dar frutos solos, o DJ faz mistério: "Futuramente a gente não sabe, amanhã a gente não sabe. O barato é viver hoje".