O QUE ROLA COM O...Relespública

Tiago Agostini Publicado em 10/11/2008, às 12h13

QUEM

"Nós queremos dominar o mundo, fazer com que todas as pessoas ouçam as músicas da Relespública", diz o guitarrista e vocalista Fábio Elias. Para atingir o objetivo, o segredo dele e dos companheiros de banda, Ricardo Bastos (baixo e vocal) e Fabio Moon (bateria), é se manter na estrada durante boa parte do tempo - uma média de 12 a 15 shows por mês, número considerável para uma banda independente. Lançando disco novo, Efeito Moral, os três ganham mais combustível para desbravar os cantos do Brasil. Produzido pelos próprios músicos, é o disco mais político do trio, e evidencia uma preocupação especial com o meio ambiente. "Durante muito tempo pensamos se deveríamos abordar esses assuntos, mas chega uma hora que tem que perder o medo", justifica Elias.

O DISCO NOVO

Efeito Moral foi lançado primeiro na internet (www.relespublica.com) em 11 de setembro. "Uma boa data pra lançar uma música chamada "Homem-Bomba", não?", ironiza Elias. A banda também está vendendo um pen drive por R$ 35, recheado de conteúdos como fotos, vídeos e cifras das músicas. Cópias físicas, só no final de novembro. A faixa "Tudo o Que Eu Preciso", composta por Elias, inspirado pelo álbum Carrossel, do Skank, conta com a participação de Samuel Rosa. Parcerias não são novidade para o Relespública: desde o início da década, o trio toca várias vezes ao ano com Nasi, ex-Ira! "Nossos shows com ele são apenas blues e rock'n'roll, pura diversão, sem compromisso com nada."

O FUTURO

Nascidos e ensaiados em Curitiba (PR), a banda completa 20 anos em abril de 2009. Para comemorar, a única ação programada é um livro com a história do trio. "Não gostamos de planejar. O lance é ter a idéia e realizar na hora", prega Elias. "Quem sabe, depois do pen drive, não lançamos logo um e-book também?"