MONDOMASSARI

<b>Por Fábio Massari</b> Publicado em 12/06/2009, às 16h34

Enablers - Tundra (Exile on Mainstream Records)

Tundra foi discretamente lançado em vinil no ano passado e ganha agora edição em CD. Não menos discreta: tiragem única de 1.300 cópias com caprichado acabamento de madeira. Terceiro álbum da banda de São Francisco, gravado praticamente ao vivo com o poeta/vocalista Pete Simonelli explorando fisicamente o espaço do estúdio (em busca da energia dos palcos). Narrativas de poética beatnik/existencialista amparadas por trilhas híbridas de folk noir mezzo improvisado e um certo tipo simpático de pós-rock.

Zu - Carboniferous (Ipecac Recordings)

Carboniferous marca a chegada do trio romano Zu à etiqueta Ipecac, de Mike Patton - que comparece com voz e efeitos em duas faixas. Contando também com participação ilustre de King "Melvins" Buzzo na guitarra, este terceiro longa (vasta discografia com muitas parcerias) é, provavelmente, o mais completo já registrado pela explosiva e inusitada formação - sax, bateria (e efeitos) e baixo (cortesia do sensacional Massimo Pupillo). Retratos semi-improvisados e nada ortodoxos da instável tríplice fronteira sônica: jazz, metal e punk. Algo perigoso entre Melvins e John Zorn. Ou Black Flag e Peter Brötzmann.

DJ Spooky -Sound Unbound (Sub Rosa)

Com o perdão da colocação quase impertinente, Sound Unbound traz o genial DJ/produtor/turntablist Paul D. Miller, mais conhecido como DJ Spooky, That Subliminal Kid, atacando de raposa no galinheiro da cultuada etiqueta belga Sub Rosa. Incrível viagem pelo precioso arquivo do selo, na levada transformadora de Spooky. São 45 despachos "alegóricos", de tramas eletrônicas sutis, precisas, pós-triphop de autor com "vocais" reconfigurados de gente como Marcel Duchamp, James Joyce, Antonin Artaud, René Magritte, William Burroughs e Caetano Veloso, recitando, com duplo remix de Bill Laswell/To Rococo Rot, poesia de Augusto de Campos.