Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

União de Titãs

Com um disco de inéditas, grupo busca um momento mais “orgânico” no palco

Por Paulo Cavalcanti Publicado em 13/07/2009, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Titãs querem o clima do começo da carreira - FOTO SILMARA CIUFFA
Titãs querem o clima do começo da carreira - FOTO SILMARA CIUFFA

Exceto quando estão em alguma turnê, reunir os Titãs hoje não é uma tarefa fácil. Três deles moram em São Paulo, dois no Rio, e as atividades extrabanda tomam o tempo dos integrantes. Mas Paulo Miklos, Charles Gavin, Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto, mais do que nunca, querem enfatizar a união do grupo, que em 27 anos de existência conseguiu sobreviver a importantes desfalques em sua formação (e mudanças no gosto popular).

O quinteto terá um 2009 cheio. No começo deste ano foi exibido o bem recebido documentário A Vida até Parece uma Festa, dirigido por Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, e que fez com que muita gente retomasse a lealdade afetiva em relação a banda. E, no meio disso tudo, houve a gestação do novo disco, Sacos Plásticos. A balada "Antes de Você", cantada por Miklos, já está tocando nas rádios e é o tubo de ensaio do primeiro álbum de inéditas do grupo desde 2003. Foi produzido por Rick Bonadio (NX Zero, Charlie Brown Jr). E é lá, no estúdio do produtor, localizado num bairro de elite da Zona Norte paulistana, que os Titãs iniciam a divulgação do novo trabalho. Paulo Miklos, sempre o mais falante, procura dissipar a boataria de que, devido à associação com Bonadio, "o Titãs teria virado emo". O vocalista é quem esclarece: "O Rick, acima de tudo, sempre foi um grande admirador e conhece a fundo a nossa obra. O que ele trouxe foi sua técnica e conhecimento de produtor. Ele enfatizou vários elementos do nosso som clássico".

O novo show, que deve estrear em setembro, já está sendo estruturado com apenas os cinco no palco. Bellotto esclarece: "Vimos que poderia dar certo. Desde a morte do [guitarrista Marcelo] Frommer, temos usado excelentes músicos convidados, mas agora vamos mudar. Isso vai fazer com que resgatemos a intensidade e a aspereza do começo da nossa carreira". O curioso é que neste momento há uma grande oferta de produtos com a grife Titãs, incluindo aí novidades de seus ex-membros. Nando Reis está soltando Drês e Arnaldo Antunes, além de participar do projeto infantil Pequeno Cidadão, está prestes a lançar mais um disco solo. O pessoal do Titãs acha curioso o momento de onipresença. "Nós cinco, o Arnaldo e o Nando nos reunimos muitas vezes para discutir o documentário", diz Mello. "Acredito que se houve qualquer tipo de ressentimento, ficou para trás. Bom, o Arnaldo nunca deixou de colaborar com a gente e inclusive está presente em algumas parcerias de Sacos Plásticos".