União de Titãs

Com um disco de inéditas, grupo busca um momento mais “orgânico” no palco

Por Paulo Cavalcanti Publicado em 13/07/2009, às 12h29

Titãs querem o clima do começo da carreira
FOTO SILMARA CIUFFA

Exceto quando estão em alguma turnê, reunir os Titãs hoje não é uma tarefa fácil. Três deles moram em São Paulo, dois no Rio, e as atividades extrabanda tomam o tempo dos integrantes. Mas Paulo Miklos, Charles Gavin, Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto, mais do que nunca, querem enfatizar a união do grupo, que em 27 anos de existência conseguiu sobreviver a importantes desfalques em sua formação (e mudanças no gosto popular).

O quinteto terá um 2009 cheio. No começo deste ano foi exibido o bem recebido documentário A Vida até Parece uma Festa, dirigido por Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, e que fez com que muita gente retomasse a lealdade afetiva em relação a banda. E, no meio disso tudo, houve a gestação do novo disco, Sacos Plásticos. A balada "Antes de Você", cantada por Miklos, já está tocando nas rádios e é o tubo de ensaio do primeiro álbum de inéditas do grupo desde 2003. Foi produzido por Rick Bonadio (NX Zero, Charlie Brown Jr). E é lá, no estúdio do produtor, localizado num bairro de elite da Zona Norte paulistana, que os Titãs iniciam a divulgação do novo trabalho. Paulo Miklos, sempre o mais falante, procura dissipar a boataria de que, devido à associação com Bonadio, "o Titãs teria virado emo". O vocalista é quem esclarece: "O Rick, acima de tudo, sempre foi um grande admirador e conhece a fundo a nossa obra. O que ele trouxe foi sua técnica e conhecimento de produtor. Ele enfatizou vários elementos do nosso som clássico".

O novo show, que deve estrear em setembro, já está sendo estruturado com apenas os cinco no palco. Bellotto esclarece: "Vimos que poderia dar certo. Desde a morte do [guitarrista Marcelo] Frommer, temos usado excelentes músicos convidados, mas agora vamos mudar. Isso vai fazer com que resgatemos a intensidade e a aspereza do começo da nossa carreira". O curioso é que neste momento há uma grande oferta de produtos com a grife Titãs, incluindo aí novidades de seus ex-membros. Nando Reis está soltando Drês e Arnaldo Antunes, além de participar do projeto infantil Pequeno Cidadão, está prestes a lançar mais um disco solo. O pessoal do Titãs acha curioso o momento de onipresença. "Nós cinco, o Arnaldo e o Nando nos reunimos muitas vezes para discutir o documentário", diz Mello. "Acredito que se houve qualquer tipo de ressentimento, ficou para trás. Bom, o Arnaldo nunca deixou de colaborar com a gente e inclusive está presente em algumas parcerias de Sacos Plásticos".