Quase Invisível

Músico mineiro garante ter inventado a primeira guitarra 100% feita de acrílico

Por Cirilo Dias Pereira Publicado em 30/09/2009, às 11h12

DIVULGAÇÃO

O que uma inofensiva balinha pode fazer pela música? Se depender do designer gráfico e músico Dino Linardi, 27, ela pode ser responsável por uma série de instrumentos musicais. "Eu estava na praia e olhei para uma daquelas balas tipo Soft, que são translúcidas. Comecei a olhar as coisas através da balinha vermelha, e aquilo foi me dando muitas ideias", explica o rapaz, que fez da experiência o tema para seu trabalho de conclusão de curso na faculdade: fabricar uma guitarra translúcida, totalmente de acrílico.

Apesar do uso desse material na produção de instrumentos musicais não ser nenhuma novidade, Linardi defende a sua criação: "Já houve instrumentos de acrílico, principalmente na década de 70. Eram guitarras e baixos construídos com o corpo de acrílico, mas com o braço de madeira. Agora, totalmente de acrílico - braço, escala e corpo - provavelmente é a primeira guitarra. Pesquisei muito, inclusive com vários luthiers [ fabricantes de instrumentos] e não encontrei registros".

Mesmo sem preço definido, as criações translúcidas de Dino (disponíveis em www.myspace.com/dinoexperience) já despertam curiosidades das pessoas. "Tem muita gente interessada, mas ainda estou me organizando. Gostaria de ter guitarras para pronta entrega, mas preciso de capital. No momento busco parcerias para dar andamento ao projeto e fazer tudo direitinho de acordo com a legislação", explica Dino que também sonha em vez Jack White empunhando uma belíssima guitarra translúcida vermelha. "Acho que tem a cara do White Stripes". Pensei muito nele quando tive a ideia. A guitarra tem um ar retrô e eu sei que isso agrada".