Pulse

Volume Máximo

The Edge, Jimmy Page e Jack White juntam as forças em filme sobre guitarras

Por Andy Greene Publicado em 29/09/2009, às 12h06

Jack White, The Edge e Jimmy Page duelam com seus instrumentos
ERIC LEE/STEEL CURTAIN PICTURES

Durante o documentário de rock A Todo Volume (com estréia prevista para outubro, no Brasil), Jimmy Page pega uma Les Paul e começa a tocar "Whole Lotta Love" enquanto The Edge e Jack White assistem de boca aberta. "Eles parecem garotos de 13 anos", diz o diretor Davis Guggenheim. "Os dois estavam tipo, 'Oh, meu Deus, então é assim que ele fez!'" O filme - que estreou no Toronto Film Festival em setembro de 2008 - aborda a vida do trio, que vem de três gerações diferentes dentro do rock, e a relação que cada um deles tem com a guitarra. O ponto alto do documentário é o período de dois dias em que os três passaram juntos em um estúdio em Los Angeles, onde trocaram histórias e fizeram Jam sessions. "É quase como ter três carpinteiros discutindo sobre um tipo específico de serra", diz White. "É sensacional poder usar esse instrumento mecânico para aprender sobre todas as outras ideias que o cercam."

A Todo Volume é uma cria de Guggenheim, diretor de UmaVerdade Inconveniente (ganhador do Oscar) e de Thomas Tull, que produziu Batman - O Cavaleiro das trevas. A dupla queria fazer um filme que evitasse os clichês de overdoses, brigas internas e groupies mostradas normalmente em Behind the Music, a série do canal pago VH1. "Nenhum filme que vi captura o que há de tão transcendental na guitarra", conta Tull. "Por que esse instrumento em particular é o símbolo do rock?" Os cineastas fizeram uma curta lista de músicos com Page, The Edge e White no topo. "Queríamos guitarristas de eras, estilos e abordagens diferentes", declara Tull.

Antes da reunião, os três foram entrevistados e fi lmados em suas cidades natais. The Edge levou a equipe de fi lmagem até a escola onde estudou, em Dublin, mesmo lugar onde conheceu e tocou com os outros integrantes do U2. Em Londres, Page divagou sobre seus dias como músico de aluguel. E White deixou que as câmeras o seguissem por um dia inteiro em Nashville, enquanto ele compunha e gravava uma música, mostrando o processo inteiro. Quando os três finalmente se encontraram, tocaram juntos. "Há uma cena em que Edge ensina Jack e Jimmy a tocar 'I Will Follow'", conta Guggenheim. "É simples e meio punk, e Page fica fascinado. Ele diz pra Edge: 'Tem certeza desse Dó?'." No último dia de fi lmagem, o trio surpreendeu com uma versão de "The Weight" (da The Band). "Ainda bem que as câmeras estavam ligadas", complementa Tull.