Pulse

Ouça o Livro, Leia o Disco

Romances virtuais baseados em álbuns clássicos são oferecidos de graça na internet

Renato Viliegas Publicado em 01/02/2007, às 00h00 - Atualizado em 31/08/2007, às 19h25

Pink Floyd, Iron Maiden e até mesmo o Sepultura já o fizeram: a história da música está repleta de discos baseados em obras literárias, das mais pop às mais obscuras. Mas e o caminho inverso? Como seria um livro baseado em um disco? Pois "ler" clássicos musicais como Doolitle (Pixies) e Technique (New Order) é a inusitada proposta do MOJO Books, site criado pelos jornalistas Ricardo Giassetti e Danilo Corci, que distribui e-books em formato PDF para download gratuito. "Como no Brasil todo mundo ouve música e quase ninguém lê, achamos que a idéia poderia fazer com quem não lê, mas gosta de música, começasse a se interessar pela leitura", diz Giassetti.

A idéia está funcionando: em menos de um mês, o Mojo Books já recebeu mais de 20 mil visitantes. Além de gratuito, o site é aberto para qualquer escritor aventureiro, desde que respeite a fila. No site, há um espaço para novos autores mandarem seus projetos. "É só escolher um disco que ainda não tenha sido 'mojado' e nos enviar uma sinopse. Se a idéia for boa, entraremos em contato", explica o editor.

Já estão disponíveis livros baseados em discos dos Beatles, Depeche Mode, Supergrass, Beach Boys e Portishead, e em breve o clássico Thriller, de Michael Jackson. "Estamos abertos a qualquer estilo musical, de Tonico e Tinoco a Britney", diz Giassetti. Apesar de online, cada livro possui um número limitado de downloads, da mesma forma que a tiragem de um livro de verdade. "Seguimos um padrão", explica o editor. "Um MOJO dos Beatles tem uma tiragem maior, portanto o número de downloads disponível é alto. No caso de um Neil Young, o público será menor, e reduzimos a tiragem. Quando as edições se 'esgotam', tiramos do ar. Quem baixou, baixou."