Escapando da Morte

Josh Homme, do Queens of the Stone Age, quase morreu. Mas está de volta

Por Austin Scaggs Publicado em 17/05/2011, às 10h25

POR POUCO Josh Homme chegou perto do outro lado, mas voltou para a música
FÁBIO HOFNIK/DIVULGAÇÃO

Em 2010, Josh Homme estava passando por uma cirurgia na perna quando algo deu errado. "Eles não conseguiam oxigenar meu sangue, não conseguiam descer o tubo respirador pela minha garganta", diz ele. "Eu estava morrendo engasgado." O coração de Homme parou, e os médicos o ressuscitaram com choques. Com ordens de permanecer de cama, o músico começou a repensar as prioridades de vida. Assim, decidiu deixar de lado a carreira musical - como líder do Queens of the Stone Age e do Them Crooked Vultures - e se dedicar à vida familiar. Homme e a esposa, Brody Dalle, têm uma filha de 5 anos e mais um bebê a caminho. "Ser eletrocutado exige um período tremendo de recuperação", ele conta. "Tive tempo para contemplar a minha existência."

Então algo aconteceu. Antes da operação, Homme estava trabalhando no relançamento de Queens of the Stone Age, o álbum de estreia da banda, de 1998, que ele basicamente elaborou sozinho, tocando cada um dos instrumentos. Ele escutou o álbum novamente. "Eu estava pensando em como remasterizá-lo e voltei a pensar em tocar", diz. "Aquele álbum foi um trabalho feito com amor." Ouvindo-o hoje, ele diz: "Ainda funciona. Soa bem cru". O selo de Homme, Rek-ords Rek-ords, relançou o disco com faixas bônus. No meio do mês passado, o Queens embarcou em uma turnê de 21 datas em casas noturnas norte-americanas. No novo show, a banda - que conta com Joey Castillo na bateria e Troy Van Leeuwen na guitarra - recriou o disco de 1998 ao vivo, complementando o repertório com outras faixas, que variam a cada noite.

O grupo também está nos primeiros estágios de trabalho em um novo álbum, o primeiro desde Era Vulgaris, de 2007. "Estou ficando empolgado", diz Homme. "Sairá alguma coisa até o fim do ano, eu diria." Para completar, o músico ganhou um Grammy por "New Fang", do Them Crooked Vultures. "Eu disse a [John Paul] Jones que fazemos músicas lindas juntos", diz Homme, "e ele concordou". Agora Homme tem dito que o grupo, que inclui também Dave Grohl, voltará a tocar em breve, mesmo tendo feito uma exaustiva turnê em 2010. "Foi incrível, mas eu estava acabando com o suprimento mundial de vodca Ketel One", revela o vocalista. "No fim, estava com saudade de casa, o que é algo novo para mim. Agora estou pronto para outra."