Novas Pedras Estão Rolando

Nasce o SuperHeavy, grupo de Mick Jagger, Dave Stewart, Damian Marley e Joss Stone

Por Andy Greene Publicado em 11/07/2011, às 12h35 - Atualizado em 07/12/2011, às 15h14

DIFERENTE CAMINHO Stewart e Jagger, agora parceiros de banda
ZUMA PRESS/EASYPIX BRASIL/FITZROY BARRETT

Pela primeira vez desde que os Rolling Stones surgiram, Mick Jagger faz parte de uma nova banda: SuperHeavy - que conta com Dave Stewart, Joss Stone, Damian Marley e o compositor de trilhas A.R. Rahman. O grupo vem gravando na surdina, com o álbum de estreia planejado para setembro. "É diferente de tudo com que já me envolvi", diz Jagger. "A música tem uma variedade enorme - vai do reggae e baladas a canções em Urdu."

O projeto teve seu pontapé inicial quando Stewart ligou para Jagger do Caribe. "Tenho uma casa na Jamaica, e eu ouvia três aparelhos de som tocando coisas diferentes em algum lugar", diz Stewart. "Sempre adorei isso, além das orquestras indianas. Eu disse pro Mick: 'Como podemos fazer essa mistura?'" No fim, a banda - ampliada para incluir os músicos que acompanham Marley - se encontrou, em Los Angeles, há mais de dois anos e meio. Nenhum dos participantes tinha músicas preparadas. "Não sabíamos o que diabos estávamos fazendo", diz Stewart, que produziu o disco com Jagger. "Estávamos só improvisando e fazendo barulho. Às vezes Damian começava e Joss cantava algo em cima." O método mais solto foi inspirador para Jagger. "Uma das belezas é que fiz outras coisas", ele diz. "Toquei violão e gaita, mas há quatro vocalistas no álbum. Nem tudo dependia de mim."

Ao ser questionado a respeito de boatos sobre planos dos Rolling Stones para uma turnê em 2012, Mick Jagger apenas ri. "Não tenho nenhum anúncio a fazer no momento", diz. "Estou só, você sabe, fazendo isto aqui agora."