Aquecimento Intenso

DVDs de shows e um novo livro abrem caminho para a edição 2011 do Rock in Rio

Paulo Cavalcanti Publicado em 08/08/2011, às 13h08 - Atualizado em 07/11/2011, às 13h23

DIVULGAÇÃO

Com a edição do Rock in Rio 2011 prestes a ocorrer, em setembro, vários produtos com a grife do festival já abastecem as lojas e abrem caminho. Agora, a gravadora MZA coloca no mercado quatro DVDs de shows do evento, sendo três relançamentos e um inédito.

As apresentações de Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Cássia Eller já tinham saído antes, mas os DVDs estavam esgotados. Já o volume inédito (também disponibilizado em CD) reúne Ira! e Ultraje a Rigor no show de 14 de janeiro de 2001, na Cidade do Rock. "Este foi um show importante para a banda", lembra o ex-vocalista Nasi. "Os anos 90 não foram muito bons para o Ira! e nossa aparição marcou um renascimento."

Além disso, a banda teve de enfrentar certa inquietação da plateia. "Entramos logo depois do Carlinhos Brown, que tomou uma chuva de latas e garrafas da galera, então imaginem como foi segurar a bronca. Eu me lembro de que foi tudo muito organizado, o equipamento era de primeira, mas a distância entre o palco e o público era absurda. Eu acho bom que este material esteja finalmente sendo lançado oficialmente. Lembro que poucos dias depois do show já tinha gente vendendo cópias piratas."

Roger Rocha Moreira, líder do Ultraje a Rigor, que subiu ao palco logo depois do Ira!, ecoa os sentimentos do amigo Nasi em relação àquela noite. "Foi simplesmente surreal. A gente não estava tocando para uma plateia normal - estávamos tocando para uma cidade inteira. E era engraçado, eles ouviam tudo com atraso em relação ao que acontecia no palco. Quando o pessoal cantava um refrão, já estávamos tocando uma outra parte da música. Tínhamos que tocar por um tempo exato, sem poder estourar. Assim, executamos as músicas com um andamento bem mais rápido."

E, para quem se interessa por histórias de bastidores, ainda há o livro Rock in Rio - A História do Maior Festival de Música do Mundo, de Luiz Felipe Carneiro, que sai pela Globo Livros. A obra, que tem mais de 200 ilustrações, Carneiro mostra não só o que aconteceu no palco, mas também conta histórias inéditas envolvendo superastros como Rod Stewart e Axl Rose. O livro deve chegar às lojas no mês do Rock in Rio.