Reedição Resgata o U2 dos Anos 90

Bono e companheiros de banda garimpam raridades da época de Achtung Baby

Por Anthony DeCurtis Publicado em 08/08/2011, às 13h03 - Atualizado em 07/11/2011, às 13h22

VOLTA AO PASSADO Bono durante show da Zoo TV Tour, nos anos 90
MAURO CARRARO/SYGMA/CORBIS

Nas datas mais recentes da 360° Tour, do U2, os integrantes da banda têm exibido filmagens granuladas deles mesmos passeando por Berlim durante a gravação do álbum Achtung Baby - um raro momento de nostalgia escancarada que também dá pistas sobre o próximo passo do grupo. No fim deste ano, a banda celebrará o 20o aniversário do disco reformulou o som dos irlandeses - juntamente com a Zoo TV Tour, que acompanhou o trabalho, e a sequência dele, Zooropa - com relançamentos ambiciosos, incluindo registros inéditos em vídeo e gravações raras.

"Pirei ouvindo algumas das mixagens brutas e sobras", diz o guitarrista The Edge. "Há algumas versões alternativas de músicas que são muito interessantes e que, de outra forma, jamais veriam a luz do dia: letras diferentes, estilos variados de arranjo - é como um Achtung Baby fora de foco."

É provável que haja relançamentos separados de Achtung Baby e Zooropa, juntamente com uma caixa de luxo contendo os dois álbuns, bem como vídeos ou gravações em áudio da Zoo TV. "Haverá formatos múltiplos", diz o empresário do U2, Paul McGuinness. "Se você junta um monte de material extra e o trabalho no design da embalagem em uma caixa superlegal, há quem esteja disposto a pagar bastante por ela. Assim você pode jogar o orçamento lá em cima e elevar a qualidade do produto." A banda está trabalhando também em um aplicativo para iPad (e outros tablets) relacionados aos lançamentos.

O U2 filmou recentemente uma apresentação das músicas desse período, em um teatro canadense, que deve ser usado em um documentário dirigido por Davis Guggenheim (que trabalhou com Edge em A Todo Volume, filme que também tinha Jack White e Jimmy Page). A banda também descobriu uma boa quantidade de imagens inéditas dos anos 90. "Estávamos filmando tudo", diz Mc-Guinness. "Há muito material nunca visto, e assisti-lo vai ser bem impressionante."