Na Poltrona

Viagens espaciais, dinossauros e muitos super-heróis dominarão as telas em 2015

Stella Rodrigues Publicado em 12/02/2015, às 15h35 - Atualizado em 13/02/2015, às 19h02

JUNTOS DE NOVO

Chris Evans (à esq.) e Chris Hemsworth na pele de Capitão América e Thor em Era de Ultron.

Ver Galeria
(3 imagens)

Os próximos meses serão sensacionais para quem ama grandes produções do cinema. Quando a Marvel anunciou seu calendário de filmes de heróis, ficou parecendo que não haveria sala sobrando para mais ninguém, mas não é bem assim. Além do histórico retorno de Star Wars, as telonas serão tomadas por dinossauros (em 3D!) em Jurassic World e, ainda, presenciaremos a conclusão da disputa entre Capital e Katniss Everdeen no derradeiro Jogos Vorazes.

Quarteto Fantástico

A franquia da marvel que foi uma relativa decepção na Fox, em 2005 e 2007, retorna agora cheia de promessas. Quatro jovens cientistas adquirem poderes especiais após uma experiência de teletransporte dar errado. E, assim como qualquer personagem que ganha poderes sobre-humanos, eles não terão sossego: ficarão com a incumbência de salvar a Terra. O reboot do Quarteto Fantástico já começou acertando no elenco, escolhendo premiados jovens talentos: Miles Teller (Whiplash: Em Busca da Perfeição), Kate Mara (da série House of Cards), Michael B. Jordan (Fruitvale Station: A Última Parada) e Jamie Bell (Ninfomaníaca: Volume 2).

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2

É o fim de um sucesso absoluto na história das franquias dirigidas ao público jovem. Após anos, saberemos finalmente o desfecho da guerra travada entre a heroína Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e a Capital. Em 2012, quando fez o primeiro filme, Jennifer era praticamente desconhecida do grande público – apesar de já ter sido indicada ao Oscar e, na época, ser apontada como um grande talento. Agora dona de uma estatueta dourada (por O Lado Bom da Vida), ela encerra essa fase da carreira tendo crescido junto aos “jovens adultos” fãs da literatura da autora Suzanne Collins.

Spectre

Daniel Craig retorna ao papel do agente secreto britânico James Bond para salvar a pátria (de novo) acompanhado de Ralph Fiennes, Monica Belucci, Christoph Waltz e Léa Seydoux (Azul É a Cor Mais Quente). Sam Mendes, que assinou a direção de 007 – Operação Skyfall, volta à função. Na trama, uma mensagem misteriosa vinda de uma fonte improvável faz com que ele investigue uma perigosa organização, a Spectre. Enquanto isso, a própria existência do serviço secreto é ameaçada.

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros

Passaram-se mais de 20 anos desde os eventos de Jurassic Park e eles ainda assombram a memória de quem foi ao cinema ver esse sucesso de bilheteria. No novo filme, a Ilha Nublar abriga há mais de dez anos um parque temático de dinossauros, exatamente como o personagem John Hammond havia arquitetado no primeiro longa. Quando o número de visitantes começa a despencar, cria-se uma nova e – surpresa! – perigosa atração. O novo queridinho de Hollywood, Chris Pratt, é o protagonista; Judy Greer e Bryce Dallas Howard também integram o elenco.

O Exterminador do Futuro – A Gênesis

Kyle Reese (Jai Courtney), em uma nova linha temporal, se une a Sarah (Emilia Clarke), mãe de John Connor (Jason Clarke), e com um Exterminador notavelmente grisalho, distante de seus anos áureos, tenta salvar o futuro. O elenco conta com Matt Smith (que interpretou o 11o doctor em Doctor Who), além de Emilia (a Daenerys Targaryen, de Game of Thrones), fazendo companhia ao Exterminador Arnold Schwarzenegger.

Homem-Formiga

O próximo herói da Marvel a ganhar uma versão nas telonas é vivido por Paul Rudd, que interpreta Scott Lang, um ladrão que rouba de Hank Pym (Michael Douglas) um traje especial que o possibilita alterar o tamanho do corpo. Sob a tutela de Pym, contudo, Lang deixa a vilania de lado e passa a usar os poderes de Homem-Formiga para o bem. Adam McKay assina a versão final do roteiro e Peyton Reed cuida da direção. Evangeline Lilly e John Slattery também integram o elenco.

Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada É Impossível

A produção da disney conta a história de Casey Newton (Britt Robertson), que encontra um objeto que a transporta para outra realidade, um lugar em que tudo é possível. Tomorrowland tem como roteirista Damon Lindelof, um dos criadores de Lost, e, ainda, George Clooney e Hugh Laurie (House) no elenco. O longa é uma espécie de homenagem ao clássico Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg. No filme de 1977, um homem sai em busca de alienígenas que estão na Terra fazendo uma visita.

Velozes e Furiosos 7

A triste despedida de Paul Walker da franquia que o lançou ao estrelato acontece este ano. O ator, que interpreta Brian O’Conner, morreu em um acidente de carro no fim de 2013. À época, as filmagens estavam na metade e o lançamento foi adiado. Algumas cenas foram reescritas e dois irmãos de Walker, Caleb e Cody, ajudaram atuando como dublês de corpo.

Vingadores: Era de Ultron

O primeiro filme foi um sucesso avassalador de público e crítica e, ao que tudo indica, este será mais grandioso em todos os sentidos. Tony Stark (Robert Downey Jr.) tenta manter a paz ativando um sistema de inteligência artificial chamado Ultron. Mas – muito corretamente – Ultron percebe que os inimigos, na verdade, são os humanos, de forma que a melhor maneira de manter a paz é acabando com eles. O time de heróis, então, precisa combater a engenhoca.

Missão Impossível 5

Tom Cruise e Paula Patton voltarão para reviver Ethan Hunt e Jane, respectivamente. É sempre intrigante ver em que espécie de estrutura Cruise vai se pendurar. De acordo com o que foi divulgado, o ator realizou sua cena de ação (sem dublê) mais perigosa até hoje, andando pela área externa de um Airbus enquanto a aeronave voava pelo interior da Inglaterra.

Star Wars: Episódio VI – O Despertar da Força

Uma das maiores franquias de todos os tempos retorna, agora sob o comando de J.J. Abrams. Não há como negar: este lançamento será um dos maiores eventos da história recente da cultura pop. Cada novidade, imagem ou fofoca que sai tem potencial de “quebrar a internet”. A contagem regressiva segue com tudo e, em dezembro, uma nova geração realizará o sonho de ir ao cinema na noite de estreia ver um capítulo inédito de Star Wars.