Destino com Sabor

Misturando o prazer de viajar e comer bem, os jurados do Masterchef elegem seus restaurantes preferidos em grandes capitais gastronômicas

Tamara Emy Publicado em 18/11/2016, às 21h00 - Atualizado em 21/11/2016, às 02h14

O aconchegante e concorrido espaço do Morito, bar de tapas ao lado do restaurante “irmão” Moro, em Londres

Ver Galeria
(5 imagens)

PAOLA CAROSELLA

LONDRES

A chef argentina tem são paulo como base há 14 anos, mas viu nascer um forte apreço pela capital inglesa graças ao namoro com o fotógrafo irlandês Jason Lowe, que mora lá. Paola visita a cidade ao menos duas vezes ao ano e enxerga nela um dos polos gastronômicos mais interessantes da atualidade. “É extremamente cosmopolita. Tem influências de muitos lugares, cozinheiros extremamente bem formados, com muita bagagem e informação”, afirma. “Mesmo com condições desfavoráveis para a agricultura, a Inglaterra fomenta muito o mercado, então os produtos são sensacionais. Quando há ingredientes de qualidade e cozinheiros de qualidade, por consequência há lugares muito bons onde comer.” Paola listou seus restaurantes favoritos na terra da rainha, mas brinca dizendo que nenhum deles tem a ver com realeza: “São lugares descolados. Pode ir de chinelo!” Outro diferencial da seleção é a metamorfose constante dos menus. “É difícil falar de pratos preferidos, porque uma das coisas de que mais gosto é o fato de eles fazerem cozinhas sazonais”, pontua.

BLACK AXE MANGAL

“É um lugar novo e bem pequeno. Acho que tem umas cinco mesas, e não dá para fazer reserva. Prepare o ouvido, porque o som é muito, muito alto, mas a comida é sensacional.”

156 Canonbury Road, N12 UP BLACKAXEMANGAL.COM

40 MALTBY STREET

“Pratos que sempre me emocionam. Na mesma rua há um mercado com comidinhas nos fins de semana. O menu é pequeno e a cozinha é completamente aberta, com salão integrado; tem também uma carta gigantesca de vinhos orgânicos. Indico para o almoço aos sábados: vale a pena comer e depois passear pelo mercado.”

40 Maltby Street, SE1 3PA 40MALTBYSTREET.COM

MORO E MORITO

“Dois dos meus preferidos. São restaurantes da cozinha mouresca, influenciada pelos povos mouros do sul da Espanha e norte da África.”

MORO 34-36 Exmouth Market, EC1R 4QE MORO.CO.UK

MORITO 32 Exmouth Market, EC1R 4QE MORITO.CO.UK

ÉRICK JACQUIN

PARIS

O chef nascido na comuna francesa de Dur Sur Auron se fixou no Brasil em 1994 e, assim como Fogaça, ganhou recentemente um reality show sobre sua vida (O Mundo de Jacquin, Fox Life). Para ele, comer é sinônimo de celebração constante. “Não preciso de momento especial para comer bem. Eu amo isso, comemoro a vida todo dia. Se fosse preciso momento especial para ir a um restaurante, estaríamos todos quebrados!”

PETIT ST BENOIT

“Perto de Saint German, é acessível e divertido, um verdadeiro bistrô parisiense. Acho interessante para o almoço, não é um lugar para jantar.”

4 Rue Saint-Benoît, 75006, Paris

PETIT-ST-BENOIT.COM

APICIUS

“Uma estrela Michelin, mas merece duas. É um restaurante extraordinário, com serviço excepcional. Comi um menu com trufa branca e cabeça de vitela. Minha esposa adorou.”

20 Rue d Artois, 75008,

Champs Elysees

RESTAURANT-APICIUS.COM

EPICURE

“É o restaurante do meu amigo Eric Frechon. Tem três estrelas Michelin e muita criatividade. Provei o menu degustação e amei. Fica dentro do hotel Le Bistrol, mas não é um restaurante ‘de hotel’ comum – é realmente o estabelecimento de um chef de cozinha.”

112 Rue du Faubourg

Saint-Honoré, 75008

LEBRISTOLPARIS.COM

HENRIQUE FOGAÇA

NOVA YORK

Além de ser jurado do Masterchef e estar à frente dos paulistanos Sal Gastronomia, Admiral’s Place, Jamile e Cão Véio, Fogaça estreou no começo do mês o reality 200 Graus (Discovery Home and Health), que mostra a rotina dele entre a família, os empreendimentos culinários e a banda de hardcore Oitão, da qual é vocalista. No ritmo do dia a dia agitado, o chef se identifica com Nova York. “É uma cidade hiperativa, como eu – você sai na rua e está todo mundo andando pra lá e pra cá, trânsito, tudo cheio”, justifica.

BALTHAZAR

“Restaurante descontraído, estilo bistrô, sempre cheio e barulhento. Não é uma gastronomia refinada, é comida de bistrô. Tem pratos fartos e também vale pelo ambiente.”

80 Spring St, Soho

BALTHAZARNY.COM

CAFÉ BOULUD

“Comida contemporânea francesa, com clima e clientelas formais. É mais caro e bastante frequentado por empresários e executivos.”

20 E 76th St, Upper

East Side

THE BRESLIN

“Fui para o almoço e achei os pratos muito gostosos. O ambiente é todo preto, pesado. É uma comida honesta, com preço justo.”

16 West 29th Street,

NY, Midtown West

THEBRESLIN.COM