Pulse

Pretinho Básico

O café continua em destaque na mesa e nas atividades econômicas e turísticas dos brasileiros

Stella Rodrigues Publicado em 16/03/2017, às 15h47 - Atualizado às 16h36

Cinco sentidos
A Academia ensina métodos de extração e a classificar o café

Ver Galeria
(9 imagens)

Academia de Café

Não tem como falar de café e não falar de Belo Horizonte. A bebida tão amada pelos brasileiros tem uma relação íntima com o estado do pão de queijo – que, aliás, vai muito bem com um saboroso cafezinho. Minas Gerais é o maior produtor de café do país, e a Academia tem como objetivo unir e promover a interação de profissionais da área, comerciantes e consumidores/fãs da bebida. O lugar oferece cursos, vende produtos (grãos, prensas e moedores, entre outros) e, claro, tem baristas bem treinados que preparam a bebida em variadas formas e receitas para o cliente apreciar. Apesar da cafeteria ser badalada, a Academia nasceu como laboratório para pesquisa e realização de cursos de formação técnica e treinamento para degustadores, baristas, classificadores de café e leigos. Os instrutores são todos Q Graders (juízes de qualidade) com certificados internacionais.

Academia do Café

Rua Grão Pará, 1024, Funcionários

Belo Horizonte/MG Preços sob consulta

www.academiadocafe.com.br

Fazenda Monte Bello

Nada como uma xícara de café quentinho servido diretamente na fazenda histórica onde ele foi produzido. A Fazenda Monte Bello faz parte da Rota do Café organizada pelo Sebrae no Paraná e oferece um tour completo das instalações, existentes desde 1910. As visitas guiadas duram duas horas, com serviço de café rural da manhã ou da tarde (opcional, R$ 30 por pessoa), trilha em trecho remanescente da Mata Atlântica, história da fazenda, visitação aos locais de lavagem, secagem e armazenagem do café, além de mostrar os bem conservados equipamentos usados na colheita na época da fundação da fazenda. A ideia é preservar esse capítulo tão importante da história da economia do país ao mesmo tempo que se mantém viva e ativa essa propriedade cravada no interior do Paraná. Para quem preferir ficar mais em contato com a natureza, o local também oferece hospedagem em chalés instalados nos 120 alqueires de área da propriedade (é necessário fazer reserva).

Fazenda Monte Bello

Rodovia PR-151, km 17

Ribeirão Claro/PR

(43) 3536-1173

R$ 15 (só a visitação)

www.fazendamontebello.com.br

Nespresso Expertise Center

O centro de informações mantido pela marca em São Paulo existe desde setembro de 2013 e é uma espécie de Disneylândia para amantes do café. Os integrantes do Nespresso Club (qualquer pessoa que tenha cadastrado CPF para compra de cápsulas da máquina de café Nespresso) têm acesso gratuito ao centro, que oferece cursos diversos de harmonização, sobre a história do produto e a ação da cafeína no corpo, entre outras coisas. O local também conta com um jardim com mais de 50 mudas do fruto em desenvolvimento, um bar que uma vez por mês cria receitas para a degustação da bebida e uma instalação mostrando a linha do tempo da produção do café desde sua origem. Além disso, o centro recebe as cápsulas de café usadas dos clientes e as encaminha para reciclagem. Os cursos se renovam de tempos em tempos e às vezes abordam temáticas “de época” (como, por exemplo, harmonização de tipos de café com comidas de festa junina), mas são sempre focados na difusão da cultura cafeeira.

Nespresso Expertise Center

Rua Padre João Manuel, 1164, Jardim Paulista

São Paulo/SP

Grátis para integrantes do Nespresso Club

www.nespresso.com/nec