Herói Dentro e Fora da Tela

Adorado pelos fãs, Adam West viveu o Batman da série de TV dos anos 1960

Paulo Cavalcanti Publicado em 15/07/2017, às 17h01 - Atualizado às 17h02

West: com e sem máscara
AP Photo

A comoção no universo geek foi grande quando foi anunciada a morte de Adam West, em 9 de junho, aos 88 anos, vitimado pela leucemia. Nenhum outro ator ficou tão marcado por ter dado vida ao Homem-Morcego quanto West, que de 1966 a 1968 foi o astro da série Batman, exibida pela rede ABC nos Estados Unidos e que posteriormente correu o mundo.

Ele encarnou o personagem em uma época em que o herói estava esquecido pelo grande público. O produtor, William Dozier, não conhecia as origens do herói. Não sabia que o Batman dos quadrinhos era um justiceiro sinistro e perturbado pela morte violenta dos pais. Dozier decretou então que o programa seria uma comédia camp e exagerada. Achou o Batman perfeito em West.

Ao lado do Robin vivido por Burt Ward, West fez parte da cultura pop da década de 1960. Com fim da série, ele não conseguiu um papel de igual destaque, mas sempre fazia algo na televisão, além de trabalhar como dublador. Durante toda a carreira, seguiu disposto a reviver o papel e assim agradar aos fãs, que enxergavam nele o mesmo misto de atitude positiva e retidão moral que exibia quando interpretava o super-herói.